Neste domingo (29) será realizada a 51ª edição da Grande Coleta de Emaús 2024 em diversos bairros de Belém. As doações poderão ser feitas em pontos de coleta fixos ou por intermédio de caminhões coletores que percorrerão um trajeto definido. A ação conta com a colaboração de aproximadamente 700 voluntários organizados em 35 equipes de arrecadação, que ainda necessitam de caminhões para concluir a mobilização.
Com o tema “Vivendo o presente, projetando o futuro: cuidar do meio ambiente é defender crianças, adolescentes e jovens”, a Grande Coleta se estabelece como uma ferramenta essencial para a captação de recursos destinados a apoiar as atividades voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A meta é coletar cerca de 7 mil itens, que englobam roupas, brinquedos, eletrônicos, móveis, eletrodomésticos, entre outros.
Sandra Assunção, integrante do conselho geral do Movimento de Emaús, esclarece que essa atividade é uma tradição esperada com grande expectativa pelos moradores de Belém. “Este é um momento muito significativo e simbólico para a nossa instituição, pois envolve a participação da sociedade como um todo em prol da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A ação acontece anualmente no último domingo de setembro”, detalha.
Sandra enfatiza que não é possível aceitar doações de itens que não estejam em boas condições para uso por outros. “Pedimos que as pessoas doem com empatia, lembrando que essas contribuições ajudarão outra família. Os produtos arrecadados serão vendidos a preços bem acessíveis, geralmente aos integrantes da comunidade do movimento de Emaús. As doações que recebemos são essenciais para garantir o apoio financeiro necessário para manter as atividades que beneficiam diretamente crianças, adolescentes, jovens e suas famílias,” ressalta.
Para que a Grande Coleta possa acontecer, o Movimento de Emaús está em busca de doações de alimentos não perecíveis, como leite, café, arroz, feijão e água mineral, entre outros itens. Além disso, a associação ainda não obteve o número necessário de caminhões para transportar as equipes. “Temos muitos voluntários prontos para ajudar, mas para que possam atuar nessa ação, precisamos de pessoas que possam oferecer suporte, especialmente na parte das refeições. Estamos planejando realizar uma grande feijoada. Por isso, solicitamos que as pessoas façam doações de alimentos não perecíveis e água mineral para que possamos realizar nossa ação no domingo. Outro desafio que enfrentamos é a dificuldade em conseguir caminhões. Solicitamos aos empresários que considerem a possibilidade de disponibilizar caminhões para que possamos transportar nossa equipe e realizar nossa grande ação nos bairros”, finaliza.
Serviço:
Data: 29/09/2024
Horário: 08h às 17h
Veja os pontos de coleta:
Trajetos dos caminhões nos bairros e conjuntos:
1 – Maguari (Icoaraci)
2 – Conj Tapajós (Parque Verde)
3 – Conj. Pedro Teixeira
4 – Icoaraci Berredos
5 – Conj. Cohab : gleba 1, 2 e3 (Marambaia)
6 – Conj. Medici 1 e 2 (Marambaia)
7 – Conj. Euclides Figueiredo (Marambaia)
8 – Conj. Mendara 1 e 2 me (Marambaia)
9 – Conj. Providência
10 – Conj. Marex
11 – Pedreira
12 – Duque de Caxias (Marco)
13 – Telégrafo
14 – São Brás
Pontos fixos de drive-thru:
1 – Lar Fabiano de Cristo (Rua Barão de Igarapé Miri, 527 Guamá)
2 – Santuário Nossa Senhora de Fátima (R. Antônio Barreto, 2167 – Fátima, Belém)
3- Praça Brasil (Tv. Dom Pedro I – Umarizal, Belém)
4 – Paróquia Imaculada Conceição (Passagem Snapp, 9 – Castanheira, Belém)
Condomínios:
1 – Greenville I (Rod. Augusto Montenegro, 5000 – Parque Verde)
2 – Greenville II (Rod. Augusto Montenegro, 6000 – Parque Verde)
3 – Greenville Exclusive (Rod. Augusto Montenegro, 5333 – Parque Verde)
4 – Montenegro Boulevard (Rod. Augusto Montenegro, 4900 – Parque Verde)
5 – Água Cristal (Av. Centenário, 2000 – Mangueirão)
6 – Jardim Espanha (Rua Yamada s/n – Tapanã / Icoaraci)
Também é possível que as doações, em qualquer valor, sejam feitas via pix: 63.887.558/0001-50 (Movimento República de Emaús).