No próximo domingo, 28 de setembro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoverá o último dia de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro. O evento ocorrerá a partir das 9h no Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas, situado na Travessa We 13-B, nº 148, Cidade Nova II, em Coqueiro, Ananindeua.
O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do TRE-PA, e a diretora-geral, Nathalie Castro, juntamente com o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, acompanharão o processo de preparação das urnas. Serão preparadas 292 urnas para a 96ª Zona Eleitoral (Belém) e 355 para a 72ª Zona Eleitoral (Ananindeua).
De acordo com informações do TRE, a preparação das 22.259 urnas eletrônicas em todo o estado é um passo fundamental para garantir a integridade e a eficiência do processo eleitoral. Durante a preparação, são realizados testes em diversos componentes das urnas, como o teclado, para assegurar que tudo funcione corretamente no dia da votação. O sistema utilizado é padronizado e desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As urnas eletrônicas são configuradas com três tipos de mídias: a mídia de carga, que identifica as seções e eleitores; a mídia de votação, que armazena os votos durante a eleição; e a mídia de gravação, que compila e transmite os resultados para a apuração. Além disso, urnas de contingência são preparadas para substituírem as principais em caso de falhas.
Após a preparação, todas as urnas serão lacradas e permanecerão sob segurança até o dia do pleito, quando serão utilizadas para garantir a votação dos eleitores.
A cerimônia de preparação é pública, e entidades fiscalizadoras estão convidadas a acompanhar todo o processo, reforçando a transparência e a confiança no sistema eleitoral.
Para mais informações, a assessora de Comunicação Institucional do TRE, Renata Ferreira, pode ser contatada pelo telefone (91) 9 9984-4564.