ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas

De acordo com informações do TRE, a preparação das 22.259 urnas eletrônicas em todo o estado é um passo fundamental para garantir a integridade e a eficiência do processo eleitoral.

TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas
TRE do Pará finaliza preparação das urnas eletrônicas

No próximo domingo, 28 de setembro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoverá o último dia de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024, marcadas para 6 de outubro. O evento ocorrerá a partir das 9h no Núcleo Gestor de Urnas Eletrônicas, situado na Travessa We 13-B, nº 148, Cidade Nova II, em Coqueiro, Ananindeua.

O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, presidente do TRE-PA, e a diretora-geral, Nathalie Castro, juntamente com o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, acompanharão o processo de preparação das urnas. Serão preparadas 292 urnas para a 96ª Zona Eleitoral (Belém) e 355 para a 72ª Zona Eleitoral (Ananindeua).

De acordo com informações do TRE, a preparação das 22.259 urnas eletrônicas em todo o estado é um passo fundamental para garantir a integridade e a eficiência do processo eleitoral. Durante a preparação, são realizados testes em diversos componentes das urnas, como o teclado, para assegurar que tudo funcione corretamente no dia da votação. O sistema utilizado é padronizado e desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As urnas eletrônicas são configuradas com três tipos de mídias: a mídia de carga, que identifica as seções e eleitores; a mídia de votação, que armazena os votos durante a eleição; e a mídia de gravação, que compila e transmite os resultados para a apuração. Além disso, urnas de contingência são preparadas para substituírem as principais em caso de falhas.

Após a preparação, todas as urnas serão lacradas e permanecerão sob segurança até o dia do pleito, quando serão utilizadas para garantir a votação dos eleitores.

A cerimônia de preparação é pública, e entidades fiscalizadoras estão convidadas a acompanhar todo o processo, reforçando a transparência e a confiança no sistema eleitoral.

Para mais informações, a assessora de Comunicação Institucional do TRE, Renata Ferreira, pode ser contatada pelo telefone (91) 9 9984-4564.