MARCO COMEMORATIVO

CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) completa 70 anos em 2025 e está pronto para celebrar a data em grande estilo, com série de ações durante todo o ano que vem.

CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros
Marcelo Pinheiro, colunista do DIÁRIO, é dos novos sócios da Instituição
Marcelo Pinheiro, colunista do DIÁRIO, é dos novos sócios da Instituição

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) completa 70 anos em 2025 e está pronto para celebrar a data em grande estilo, com série de ações durante todo o ano que vem. Mostras, concertos e outras ações educativas e culturais integram a programação apresentada durante as comemorações dos 69 anos, realizadas nesta quinta-feira (26), na sede da Instituição, oportunidade em que foi assinado o Marco Comemorativo do Jubileu de 70 anos do CCBEU, na presença da adida cultural, educação e imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Elizabeth Detmeister, especialmente em Belém para o Evento.

Ana Celeste Franco, presidente do CCBEU destacou que o Marco Comemorativo se propõe a celebrar os resultados de muitos anos de dedicação, trabalho árduo e compromisso com a educação e o desenvolvimento dos alunos. “Ao longo de sete décadas, ajudamos a formar milhares de pessoas, não apenas ensinando, mas abrindo também novas oportunidades”, disse a presidente, em seu discurso. Jorge Alex Athias, que já foi procurador-geral do Estado e secretário da Fazenda, é dos nomes da imensa relação de exitosos alunos do CCBEU, a ponto de ter sido eleito presidente do Centro Cultural, em dois mandatos. O advogado foi homenageado, inclusive, com o título de sócio benemérito durante o Evento. A cantora Sandra Dualibe, também ex-aluna, interpretou canções de homenagem aos convidados.

Os 69 anos do CCBEU coincidem com os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e o jubileu dos 70 anos transcorrem no mesmo ano da realização da COP30 em Belém, onde a língua americana será requisito para a convivência entre as centenas de delegações que passarão pela Cidade, posto que o inglês é um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), realizadora do maior evento climático do mundo.

MARCELO PINHEIRO, COLUNISTA DO DIÁRIO, EMPOSSADO SÓCIO DO CCBEU

O professor Marcelo Pinheiro, comunicólogo e historiador, colunista do DIÁRIO, foi empossado sócio do CCBEU, junto a outras personalidades de Belém admitidas no Conselho de Administração da Instituição. Honrado, destacou a importância do Centro Cultural para a cidade e para o Estado, ao afirmar que “a presença pública do CCBEU está consolidada em Belém e no Pará pelo ensino do idioma mas, principalmente, pelo papel institucional que tem no cenário da Cidade e do Estado, referência que é no setor e no mercado em que atua nesses quase setenta anos. Toda a Belém sabe que CCBEU é marca forte na sociedade”.

Junto a Marcelo Pinheiro foram empossados o advogado Albano Martins, Arthur Siso, a professora Betânia Fidalgo, o empresário Clóvis Carneiro, Daniel Silveira, Danilo Cosenza, Eduardo Vasconcelos, Fredercio Smith Júnior, os jornalistas Franssineti Florenzano, Guarany Jr. e Ismaelino Pinto, o empresário Isan Anijar, João Paulo Mendes, Leopoldo Couceiro, Lívia Conduru, Luca Mendes, Oscar Pessoa, Paulo Storino, Paulo Vitor Squires, Rose Maiorana, Roberto Xerfan e Sérgio Mendes