MARCO COMEMORATIVO

CCBEU institui comemorações de 70 anos empossando novos membros

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) completa 70 anos em 2025 e está pronto para celebrar a data em grande estilo, com série de ações durante todo o ano que vem.

Marcelo Pinheiro, colunista do DIÁRIO, é dos novos sócios da Instituição
Marcelo Pinheiro, colunista do DIÁRIO, é dos novos sócios da Instituição

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) completa 70 anos em 2025 e está pronto para celebrar a data em grande estilo, com série de ações durante todo o ano que vem. Mostras, concertos e outras ações educativas e culturais integram a programação apresentada durante as comemorações dos 69 anos, realizadas nesta quinta-feira (26), na sede da Instituição, oportunidade em que foi assinado o Marco Comemorativo do Jubileu de 70 anos do CCBEU, na presença da adida cultural, educação e imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Elizabeth Detmeister, especialmente em Belém para o Evento.

Ana Celeste Franco, presidente do CCBEU destacou que o Marco Comemorativo se propõe a celebrar os resultados de muitos anos de dedicação, trabalho árduo e compromisso com a educação e o desenvolvimento dos alunos. “Ao longo de sete décadas, ajudamos a formar milhares de pessoas, não apenas ensinando, mas abrindo também novas oportunidades”, disse a presidente, em seu discurso. Jorge Alex Athias, que já foi procurador-geral do Estado e secretário da Fazenda, é dos nomes da imensa relação de exitosos alunos do CCBEU, a ponto de ter sido eleito presidente do Centro Cultural, em dois mandatos. O advogado foi homenageado, inclusive, com o título de sócio benemérito durante o Evento. A cantora Sandra Dualibe, também ex-aluna, interpretou canções de homenagem aos convidados.

Os 69 anos do CCBEU coincidem com os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e o jubileu dos 70 anos transcorrem no mesmo ano da realização da COP30 em Belém, onde a língua americana será requisito para a convivência entre as centenas de delegações que passarão pela Cidade, posto que o inglês é um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU), realizadora do maior evento climático do mundo.

MARCELO PINHEIRO, COLUNISTA DO DIÁRIO, EMPOSSADO SÓCIO DO CCBEU

O professor Marcelo Pinheiro, comunicólogo e historiador, colunista do DIÁRIO, foi empossado sócio do CCBEU, junto a outras personalidades de Belém admitidas no Conselho de Administração da Instituição. Honrado, destacou a importância do Centro Cultural para a cidade e para o Estado, ao afirmar que “a presença pública do CCBEU está consolidada em Belém e no Pará pelo ensino do idioma mas, principalmente, pelo papel institucional que tem no cenário da Cidade e do Estado, referência que é no setor e no mercado em que atua nesses quase setenta anos. Toda a Belém sabe que CCBEU é marca forte na sociedade”.

Junto a Marcelo Pinheiro foram empossados o advogado Albano Martins, Arthur Siso, a professora Betânia Fidalgo, o empresário Clóvis Carneiro, Daniel Silveira, Danilo Cosenza, Eduardo Vasconcelos, Fredercio Smith Júnior, os jornalistas Franssineti Florenzano, Guarany Jr. e Ismaelino Pinto, o empresário Isan Anijar, João Paulo Mendes, Leopoldo Couceiro, Lívia Conduru, Luca Mendes, Oscar Pessoa, Paulo Storino, Paulo Vitor Squires, Rose Maiorana, Roberto Xerfan e Sérgio Mendes