ESPETÁCULO MUSICAL

Rock nacional para os pequenos: O palco Encantado chega em Belém

Espetáculo musical pensado para crianças apresenta diferentes momentos do rock brasileiro

Com banda tocando ao vivo e atores que cantam, espetáculo faz uma viagem desde a década de 1950 aos dias atuais. FOTO: thiago sabino/divulgação
Com banda tocando ao vivo e atores que cantam, espetáculo faz uma viagem desde a década de 1950 aos dias atuais. FOTO: thiago sabino/divulgação

O elenco do espetáculo “O Palco Encantado do Rock no Brasil – Rock Para Crianças” aporta em Belém para duas apresentações neste final de semana. A primeira, neste sábado, 28, e a segunda, no domingo, 29, ambas às 16h, no Teatro do Sesi. A turnê deste ano pretende repetir o sucesso do ano passado, que circulou por diversas cidades de todo o Brasil com o rock internacional. Desta vez, porém, os artistas sobem ao palco trazendo no repertório os clássicos do rock brasileiro, desde a década de 1950 aos dias atuais.

A capital paraense está no roteiro desde a primeira turnê, afirma a diretora geral e idealizadora do projeto, Ana Ferguson, que também assina o texto em conjunto com a sócia, Solange Bighetti. “A gente faz questão de ter a cidade de Belém incluída no nosso roteiro pelo segundo ano consecutivo. A gente entende a importância da circulação nacional dos projetos nas regiões Norte e Nordeste, onde muitas vezes, os espetáculos não chegam. A maioria dos musicais infantis circulam no eixo Rio-São Paulo, mas a gente faz questão de levar todas as nossas apresentações para uma circulação nacional”, afirma.

Ela diz que a expectativa é sempre muito grande de se apresentar em Belém, onde a equipe chegou nesta quinta-feira. “É sempre muito agradável chegar à cidade e ter essa receptividade que temos. Nós somos sempre muito bem acolhidos, a imprensa acolhe sempre muito bem a gente e é onde temos um público que já conhece o nosso trabalho, então, quando a gente faz o lançamento do projeto, as pessoas já esperam que a gente esteja em Belém”, diz a diretora geral do projeto.

O elenco é formado por seis artistas que atuam e cantam. São eles: Amara Hartmann (Mel), Eduardo Barbo (Samuca), Fernanda Abi (Tatá), Jardel Sodré (Guga), Nany Assis (Manu) e Victor Hugo (Vini). A banda, por sua vez, é composta por Carol Lippi, na guitarra; Felipe Lobo, na bateria; e João Guilherme, no baixo. “A banda canta as músicas ao vivo, mantendo um cuidado com relação aos decibéis, pensando num conforto para as crianças, inclusive temos recebido muito crianças com a síndrome do espectro autista. Assim, agrada tanto as crianças quanto as famílias”, considera Ana Ferguson.

O projeto surgiu no ano de 2022, com uma turnê pelo Brasil com músicas do rock internacional. “E após o sucesso que teve, o público pediu que fosse feita uma versão em rock nacional. “E então, com patrocínio, a gente está em nova turnê rodando o Brasil também. São 28 apresentações pelo país, de Norte a Sul, é o ‘Palco Encantados do Rock no Brasil’ onde a gente conta a história do rock e todos os sucessos e principais personagens do rock nacional, partindo de Celly Campello, passando por Rita Lee, Raul Seixas e terminando com Pitty, que é uma grande representatividade do rock brasileiro atual”, detalha Ana Ferguson.

A motivação para concretizar o projeto ocorreu quando percebeu que havia uma lacuna no mercado de musicais para crianças e entenderam que a música é uma forma de socialização e inclusão. “Eu e minha sócia, Solange Bighetti, idealizamos e criamos o projeto, pensamos no roteiro e curadoria das músicas, sempre colocando mensagens para as crianças sobre educação, meio ambiente e respeito. Este ano, em paralelo, a gente traz um elemento importante que é a discussão da inteligência artificial. Nisso, queremos mostrar a importância da tecnologia, mas trazer ainda à tona a importância de a criança brincar na rua, ver o pôr sol, brincar na chuva, brincar de esconde-esconde, por exemplo. Nesse sentido, são realizados encontros sobre empreendedorismo cultural também, totalmente gratuitos na cidade do Rio de Janeiro”, acrescenta.