Boa notícia para o funcionalismo público do Estado. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou em suas redes sociais na tarde desta quinta-feira, 26, a antecipação do pagamento do 13º salário para os servidores da ativa e aposentados.
A concessão do benefício ocorre no momento em que o Estado se prepara para a grande festa do Círio de Nazaré. E a medida acontece desde 2019, ou seja, há seis anos o décimo terceiro salário é adiantado aos servidores do Pará
A primeira parcela será paga nos dias 3 e 4 de outubro, ou seja, antes do Círio de Nazaré e vai beneficiar 160 mil servidores.
A vice-governadora Hana Ghassan acrescentou que “são mais de 160 mil servidores ativos e inativos beneficiados. Mais de R$ 640 milhões que vão movimentar a economia do nosso Estado”.
Desde que foi implantada, a antecipação do 13º tem gerado impactos positivos para o Estado, estimulando o consumo e promovendo o aquecimento da economia local em um momento estratégico do ano, quando ocorre em Belém a maior festividade religiosa do País, atraindo milhares de visitantes ao Pará e movimentando vários setores da economia. Com mais de R$ 640 milhões em circulação, o comércio, os serviços e as atividades de entretenimento e lazer são diretamente beneficiados.
Cronograma de pagamento da primeira parcela do 13° salário dos servidores estaduais:
Dia 03 (quinta-feira) – Inativos militares e pensionistas civis; militares e inativos civis e pensões especiais/Seplad.
Dia 04 (sexta-feira) – Auditoria-Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, PGE, Sedap, Seaf, Sectet, Seplad, Sefa, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Sedop, Sespa, Seaster, Setran, Secom, Setur, Semu, Seirdh, Sepi, Secir, NGTM, NGPM, NEPMV, NGPR, Seac, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Seap, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Adepará, Agetran, Arcon, Ceasa, Codec, Cohab, PCE/PA, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Imetropara, Iasep, IGEPPS, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Uepa, Ideflor-Bio, CPH, Fundação ParaPaz e Seduc (capital e interior).