AGENDA NOS EUA

Helder destaca da reforço na cadeia turística paraense para a COP30

Helder Barbalho disse que a exposição é uma oportunidade de os norte-americanos conhecerem mais sobre a diversidade do Pará

Helder Barbalho disse que a exposição é uma oportunidade de os norte-americanos conhecerem mais sobre a diversidade do Pará
Helder Barbalho disse que a exposição é uma oportunidade de os norte-americanos conhecerem mais sobre a diversidade do Pará

Nova York, nos Estados Unidos, está sediando mais uma Semana do Clima – a Climate Week NYC 2024 – o maior evento climático anual do gênero, que reúne mais de 500 eventos e atividades em toda a cidade, com a participação de lideranças políticas mundiais, líderes empresariais, agentes de mudança política, tomadores de decisões locais e representantes da sociedade civil de todas as idades e origens, de todas as partes do mundo.

O Pará está representado pelo governador Helder Barbalho, que participou ontem da abertura da “Galeria Visit Brasil – Amazônia”, exposição promovida pela Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa permite uma imersão pelo maior bioma do mundo, com apresentação das riquezas da região amazônica e a sustentabilidade de vida das comunidades locais por meio de uma jornada multissensorial: música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia. A exposição segue o cronograma na Climate Week e estará aberta até o próximo dia 29 ao público em geral.

Helder Barbalho disse que a exposição é uma oportunidade de os norte-americanos conhecerem mais sobre a diversidade do Pará. “Essa imersão na Amazônia, esse chamamento para que as pessoas conheçam um pouco da experiência das nossas belezas, das nossas riquezas, certamente alavanca a visibilidade e a estratégia de apresentação da Amazônia”, destacou.

Chefs brasileiros renomados estão no comando da cozinha da Galeria Visit Brasil com um cardápio repleto da riqueza dos ingredientes amazônicos que será representada por degustações para encantar os visitantes internacionais. Para o chef paraense Saulo Jennings, um dos nomes que integram o time da gastronomia do espaço, a galeria consolida a Amazônia em um alto patamar da gastronomia mundial.

“Recentemente, fui nomeado pela ONU como embaixador do turismo gastronômico mundial e acredito que essa galeria vem mostrar toda essa diversidade do nosso turismo, diversidade do que a gente tem para oferecer para o mundo. É uma oportunidade de levar para o Brasil pessoas importantes, networking para a gente transformar em negócio e geração de emprego e renda”, finalizou Jennings.

Além da promoção do destino Amazônia, com destaque para o Pará, o Visit Brasil promove estratégia para ampliar a conectividade aérea, entre elas a rota Lisboa (PT)-Belém (PA)-Manaus (AM), da companhia aérea TAP. Além disso, a frequência de voos para a região também aumentou. Atualmente são cinco voos Lisboa-Belém (TAP) e sete saindo de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para Belém, pela Azul.

Durante o evento, Helder Barbalho informou, que Belém está recebendo novas operações de alto padrão de hotelaria e de parcerias estabelecidas para dar aos visitantes esperados para a COP30, em novembro de 2025, alto padrão de hospedagem e conforto.

“Teremos a criação de mais leitos de alto padrão nesses próximos 12 meses, além dos que Belém possui nos seus 400 anos de história, portanto só esse movimento de interesse em torno da Amazônia implementa um nível de novos leitos e de serviços de toda a cadeia que gira no entorno do turismo”, lembrou.

Helder Barbalho lembrou que o Governo do Pará está firmando parcerias para alavancar o turismo na fase pré-COP, entre elas a assinatura de um memorando de entendimento (MoU) com a americana Airbnb, empresa que opera no mercado online para estadias em casas de família e experiências de curto e longo prazo em vários países e regiões.

Segundo o governador, a estratégia é impulsionar a apresentação de Belém como destino, incluindo uma parceria com o Airbnb que, até novembro do ano passado, tinha cerca tínhamos 700 imóveis cadastrados e, 10 meses depois da confirmação de Belém como sede da COP, já registra 4,5 mil imóveis.

“É uma alavancagem importante para o turismo no Pará. Isso é fruto de um despertar da sociedade e de um despertar da curiosidade daqueles que desejam nos visitar”, disse. Barbalho informou ainda que o Governo do Estado também assinou memorando de entendimento com a booking.com, outra plataforma internacional online que promove reservas de hospedagem com uma ampla variedade de acomodações ao redor do mundo.

“O foco é fazer com que Belém seja a principal amostra de um destino de Ecoturismo nesses próximos meses. Para isso, estamos preparando a formação de mão de obra, de qualificação de mão de obra, e, fica registrado o meu agradecimento ao Sebrae que é um importante parceiro neste momento”, ressaltou Helder Barbalho, ao destacar os avanços no programa Capacita COP 30, que já está formando 22 mil pessoas, em um trabalho de qualificação de mão de obra que tem como principal demanda a bilíngue.

Ao longo da semana, o governador do Pará vai participar ativamente da Climate Week NYC é organizada pelo Climate Group, uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é promover ações climáticas rapidamente. O evento ocorre todos os anos em parceria com a Assembleia Geral das Nações Unidas e é realizado em coordenação com as Nações Unidas e a cidade de Nova York.

A Climate Week é um evento global anual focado em acelerar ações climáticas, realizado em Nova York paralelamente à Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA). A edição de 2024 acontece em 23 de setembro e reúne líderes políticos, executivos de empresas, ativistas climáticos e comunidades de todo o mundo. O objetivo principal é promover o avanço em direção a um futuro sustentável, discutindo temas como a transição para energias renováveis, proteção de ecossistemas e financiamento climático.

O evento inclui painéis de discussão, workshops e iniciativas que abordam inovações em áreas como energia limpa, justiça climática e soluções baseadas na natureza.

AL GORE

Acompanhado da primeira-dama Daniela Barbalho, o governador se reuniu, no domingo, 22, com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. O governador registrou o momento em suas redes sociais. “Tive a honra de reunir, na noite deste domingo, com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Nobel da Paz, @algore . Falamos sobre as mudanças climáticas globais, sobre os desafios da Amazônia e sobre as oportunidades que a #COP30 está proporcionando ao Pará e ao Brasil.”

O governador registrou o momento em suas redes sociais.

Al Gore recebeu o Nobel da Paz em 2007 pelo trabalho desenvolvido junto com o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas, do qual faz parte o cientista brasileiro Carlos Nobre. Gore dividiu o prêmio com os integrantes do Painel, entre eles, Nobre, único brasileiro até hoje a receber a consagrada medalha que homenageia o químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco, Alfred Nobel.