Nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do promotor de Justiça Emério Mendes Costa, expediu ofício à Delegacia de Polícia Civil e Direção da 9ª Seccional Urbana de Mosqueiro para que seja instaurado inquérito policial com intuito de apurar a ocorrência de desmatamento em área de preservação
A Promotoria de Justiça recebeu denúncias no começo de setembro de que estaria ocorrendo a supressão de vegetação em área de preservação ambiental no início da orla da Praia do Paraíso, em Mosqueiro.
Logo após, o MPPA solicitou que a Polícia Militar e a agência distrital de Mosqueiro fossem até o local e, após a diligência realizada no dia 9 de setembro, pode-se verificar que algumas árvores foram derrubadas e que há queimadas no local. No entanto, não foram identificados possíveis responsáveis pelo crime.
Nesse sentido, o Ministério Público pediu agora à Polícia Civil a realização de diligências como a confecção de perícia de impacto ambiental, a escuta de proprietários de imóveis nas proximidades e das equipes de fiscalização que estiveram na diligência feita no dia 9 de setembro. Dessa forma, a Promotoria de Justiça, assim que receber o relatório de perícia, poderá adotar as medidas cabíveis para combater a suposta prática criminosa.
Fonte: MPPA