Belém terá Festival de Música e Poesia com show 'Lágrimas do Mar', de Arnaldo Antunes & Vitor Araújo

Belém terá Festival de Música e Poesia com show 'Lágrimas do Mar', de Arnaldo Antunes & Vitor Araújo

Em meio a um cenário marcado por uma verve cultural cada dia mais intensa, Belém registra um 2024 assinalado por uma série de festivais de música. Esse movimento também abre caminho para o fortalecimento de outras vertentes artísticas, como a poesia erudita e a popular, e a música clássica. E é nesse contexto que a Sonique Produções apresenta a 4ª edição do Festival de Música e Poesia, que dessa vez apresenta como atração principal o show “Lágrimas do Mar”, com Arnaldo Antunes & Vitor Araújo. O evento será no dia 26 de setembro, no Teatro Margarida Schivasappa, e também terá shows de BelTrio e Lucas Imbiriba.

A programação conta ainda com atividades no dia 25. Renato Torres encabeça a oficina Palavra Cantada, realizada na Casa Soma, e se propõe a investigar os entrelaçamentos entre a palavra e a melodia na canção popular, veículo imediato de comunicação artística, marca reconhecível da cultura brasileira em todo o planeta. Serão abordados o processo criativo na composição popular, a diferença entre poesia e letra de música, prosódia, paródia, rima e verso livre, canto falado e rap, música folclórica, parlenda e cantiga de roda. 

Ainda no primeiro dia do Festival, Vitor Araújo, parceiro de palco de Arnaldo Antunes, ministra o workshop “O Piano Brasileiro e Sistemas de Composição”, no Teatro Margarida Schivasappa. Enquanto isso, o músico, compositor e poeta paulista que gravou o nome na história da Música Popular Brasileira sobe, dessa vez, ao palco da tradicional sala do cinema Líbero Luxardo para um bate-papo musical, em que usará o tempo para compartilhar um pouco da sua experiência e vivências na música.

Foto: José de Holanda