DIVERSIDADE

TRT-8 hasteia a bandeira LGBT+ em Belém

Ato marca a contagem regressiva para a Parada do Orgulho LGBT+, dia 29 de setembro.

Ato marca a contagem regressiva para a Parada do Orgulho LGBT+, dia 29 de setembro.
Ato marca a contagem regressiva para a Parada do Orgulho LGBT+, dia 29 de setembro.

O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), por meio do Comitê Gestor Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, realiza nesta terça-feira, 24, a partir das 10h, o hasteamento da bandeira do Movimento LGBT+ em seu prédio-sede, localizado na Praça Brasil, em Belém. O ato ocorrerá com a presença de magistrados (as), servidores (as) e representantes do Movimento LGBT+ no Pará.

A bandeira permanecerá levantada até o próximo dia 29 de setembro, quando ocorre a 22ª Parada do Orgulho LGBT+ do Pará. O evento será na avenida Visconde de Souza Franco, a partir das 15h, com saída às 16h, na altura do Sesc Doca. Este ano, o movimento aborda o tema “(Re)existência histórica” e recebe o apoio da Justiça do Trabalho como instituição que tem lutado pela empregabilidade e garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do movimento LGBT+ no Pará e no Amapá.

O TRT-8 foi o primeiro tribunal do país a realizar o levantamento da bandeira LGBTQIA+ durante o Dia Internacional do Orgulho LGBT+, em 28 de junho de 2022, ato que continua a realizar anualmente como apoio à diversidade, à luta contra a homofobia e na proteção dos direitos das pessoas LGBT+. Assim, também tornou-se parceiro da Parada do Orgulho LGBT+ do Pará, dando apoio a este evento de visibilidade e de luta por políticas públicas que garantam dignidade a esta comunidade.

A Parada de Belém é considerada a maior da região Norte do Brasil, segundo o Grupo Homossexual do Pará (GHP), responsável por organizar o evento e que estima um público de cerca de 500 mil pessoas.