O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está investigando uma ocorrência na qual uma aeronave no Pará foi danificada após a trava do manche não ter sido removida antes do voo. A informação foi publicada pelo site Aeroin.net.
Segundo a reportagem, o caso ocorreu em uma fazenda em São Félix do Xingu, no dia 13 de setembro, envolvendo um avião agrícola Air Tractor AT-602.
A aeronave decolou do aeródromo com um tripulante bordo e, durante a decolagem, o piloto percebeu que não retirou a trava do manche, tentou abortar a decolagem, mas houve perda de controle no solo e saída pela lateral esquerda da pista.
A ocorrência foi classificada como “Acidente”, dos tipos “Perda de Controle no Solo” e “Excursão de Pista”, e com dano “Substancial” à aeronave, e o piloto saiu sem ferimentos.
A investigação vai avaliar quais foram as causas prováveis e fatores contribuintes para que houvesse essa falha de procedimento por parte do piloto, sem a necessidade obrigatória de apontar culpados.