OBRAS PÚBLICAS

Governo do Pará entrega nova orla do município de Irituia

Equipamento público será um dos principais pontos destinados às atividades de lazer, cultura e turismo da cidade.
Equipamento público será um dos principais pontos destinados às atividades de lazer, cultura e turismo da cidade.

Na tarde desta quarta-feira (18), o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou a Nova Orla Municipal de Irituia. O equipamento público, mais um investimento do Governo do Pará na Região de Integração Rio Capim, será um dos principais pontos destinados às atividades de lazer, cultura e turismo da cidade, fomentando a economia e recebendo visitantes dos municípios vizinhos e demais regiões.

“Aqui, hoje, está uma maravilha. Antes tinha um aspecto de abandono. Vim tirar umas fotos com a minha esposa. Já tinha visto através da internet e resolvi conhecer pessoalmente. Estou gostando. É uma área de lazer para Irituia. A gente, como visitante, fica animado, pois não serve somente para a população, mas também para as pessoas de fora”, disse o oficineiro Francisco Pereira, de 58 anos, que mora em Nova Esperança do Piriá, mas sempre costuma visitar Irituia.

“O Estado, através da excelente gestão do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan, segue apoiando o desenvolvimento de obras que garantam o crescimento da infraestrutura turística e econômica dos municípios. Estamos entregando mais esse espaço à beira do rio, incentivando a prática de atividades esportivas, lazer e cultura, melhorando a qualidade de vida da população, gerando emprego e renda, fazendo a economia local circular”, afirmou Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas.

A conclusão da Orla de Irituia compreende uma área de 8.867,50 m², em uma extensão de quase 400 metros. Os serviços, executados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), contemplaram urbanização; paisagismo; drenagem, pavimentação e sinalização da via de acesso e áreas de estacionamento. O investimento, 100% realizado pelo Governo do Pará, foi de R$ 3,5 milhões.

“Não tinha nada, era uma imundice à beira do rio. Não dava nem para a pessoa vir, tomar um banho. O trapiche era bastante ruim. Agora, está uma maravilha! Meus filhos frequentam bastante a orla, só não venho mais porque o meu esposo teve um derrame. Se dependesse só de mim, estaria sempre por aqui. Está tudo muito lindo, estamos bastante contentes. A gente esperava esse momento e nunca chegava. Graças a Deus, chegou”, comemorou a aposentada Raimunda Oliveira da Silva, de 70 anos, que mora no município.

A Nova Orla de Irituia, a 21ª entregue pelo Estado desde 2019, também recebeu equipamentos de lazer, como quiosques, quadra de areia, academia ao ar livre, playground para crianças, totem da cidade e mirante para contemplação.