LIBERADAS PARA O BANHO

Praias de Santarém passam em teste de balneabilidade

Coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro. Foto: Agência Santarém
Coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro. Foto: Agência Santarém

Um novo relatório de balneabilidade contratado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), aponta a qualidade da água própria para o banho nos pontos coletados. 

As coletas foram realizadas entre 14 de agosto e 4 de setembro, nas praias de Alter do Chão (Muretá, Centro de Atendimento ao Turista – CAT, Canal Principal, Cajueiro, final da orla, escadaria, Praia do Amor e Igarapé do Macaco), Pajuçara, Ponta de Pedras e Maracanã. 

Nas praias de Alter do Chão (Praia do CAT, canal principal, praia do Amor) e praia do Pajuçara, para o parâmetro microbiológico, mais restritivo Escherichia coli, se conclui que todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria Própria/Excelente. E para o parâmetro menos restritivo – coliformes termotolerantes foi observado o mesmo cenário, classificado como água Própria/Excelente.

Para os pontos das praias de Alter do Chão (Ponta do Muretá; praia do Cajueiro; praia da Orla – escadaria; praia final da Orla e praia Igarapé do Macaco); Ponta de Pedras e praia do Maracanã, os resultados indicaram qualidade Própria/Muito Boa. 

Com relação às condições dos aspectos físicos e estéticos, todos os pontos apresentam condições próprias para banho.

O estudo atende a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente 274/2000 e faz parte do Contrato nº 008/2022, firmado entre a Prefeitura e a empresa Amazon Hidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA.