Via CIOP

Mulher dá à luz em casa com ajuda de bombeiro pelo telefone

Mulher dá à luz em casa com ajuda de bombeiro pelo telefone

Na manhã desta terça-feira (17), dentre várias ligações recebidas pelo Centro Integrado de Operações (Ciop), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), uma em especial, chamou atenção dos atendentes que foram acionados para auxiliar em um parto que estava sendo feito em uma residência no bairro do Curucambá, em Ananindeua na Região Metropolitana de Belém. 

A ligação foi direcionada ao 3° sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Paulo Roberto Damasceno, que fez o atendimento e prestou o auxílio, passando orientações que garantissem a saúde da mãe e do bebê. O atendimento foi a primeira emergência obstétrica que auxiliou. 

“Ela se encontrava um pouco em pânico. O trabalho de parto já havia iniciado e o bebê já estava fora da placenta, mas ele ainda estava interligado através do cordão umbilical. Demos as orientações a respeito dos procedimentos de segurança, a inviabilidade de efetuar o corte do cordão umbilical pela insuficiência do material, que poderia ocasionar em uma hemorragia, por exemplo, e tentamos acalmar a situação de um modo geral”, concluiu. 

A mulher, de 31 anos, teve o bebê dentro de sua residência e fez a ligação ao canal do 190, para pedir ajuda, durante o parto. Após a ocorrência ser registrada, as equipes direcionaram também uma ambulância até o endereço indicado. Mãe e bebê foram encaminhados para uma unidade hospitalar em Ananindeua.