VACINAÇÃO

Dia D contra a Influenza oferta vacinas em 80 postos de Belém

Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)

Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) . Foto: Antonio Melo
Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) . Foto: Antonio Melo

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou no último sábado, 14, o Dia “D” de Mobilização Municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza nos Distritos Administrativos de Icoaraci (Daico), Outeiro (Daout) e Benguí (Daben). Também foram disponibilizados quatro postos estratégicos na Praça da República, Shopping Pátio Belém, Shopping Grão Pará e Feira do Barreiro.

Foram disponibilizados mais de 80 postos de vacinação nos três distritos. Em todo o processo estiveram envolvidas cerca de 1.200 pessoas, entre coordenadores de campanha, supervisores de área e de campo, vacinadores, registradores, apoio logístico, gerentes de unidade e outros segmentos sociais.

O público-alvo da campanha foram crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias); pessoas com 60 anos ou mais de idade; gestantes em qualquer período da gravidez; puérperas de até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores da rede pública e privada; indígenas a partir dos seis meses de idade; pessoas em situação de rua, entre outros.

O aposentado Adonias Bezerra, 76 anos, aproveitou o sábado para se vacinar contra a influenza no posto da Praça da República.  “Eu estava passando por aqui e vi o posto. Aproveitei logo para atualizar meu cartão de vacina”, comenta. Adonias tem enfisema pulmonar e considera fundamental ter a imunidade contra a influenza em dia. “Tenho comorbidade e preciso me proteger. A vacinação é a ferramenta para isso”.

Sempre que pode, o comerciante Marcos Sales, 23 anos, atualiza o cartão de vacinação. Ele estava a caminho do trabalho quando viu o posto disponível na praça. Para ele, a vacinação é garantia de saúde contra várias doenças, como a influenza. “Eu trabalho com o público e acho muito importante o cuidado com a imunidade. Sem falar que é de graça se vacinar”, ressalta Marcos.

“Sempre tomo a vacina para deixar minha saúde em dia”, afirma Fátima Alcântara, 47 anos, serviços gerais. Para ela, que trabalha em frente à Praça da República, a vacinação é uma forma de cuidado para diferentes públicos e idades. “Eu estou perto dos 50 anos e preciso ficar muito atenta com a saúde. Pegar uma gripe nessa idade pode ser perigoso. O melhor jeito é se proteger”, destaca a imunizada Fátima.

Os próximos dias de mobilização municipal da Campanha de Vacinação contra a Influenza em Belém serão realizados nos Distritos Administrativos da Sacramenta (Dasac) e do Entroncamento (Daent), no dia 21; e no dia 28 de setembro, a mobilização será nos Distritos Administrativos de Belém (Dabel), do Guamá (Dagua) e de Mosqueiro (Damos). “Para proporcionar à população um melhor atendimento e acesso à vacina, decidimos realizar não apenas um, mas três dias de mobilização. Em cada dia ‘D’ municipal, concentramos os esforços em dois ou três distritos, aumentando o número de postos para alcançar mais pessoas e reduzir as filas”, explica a coordenadora do Programa de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde.

Até o dia 25 de outubro, a população pode continuar procurando o imunizante nas salas de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de todos os oito distritos de Belém, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.