O bilionário da tecnologia Jared Isaacman retornou à Terra neste domingo, 15, após uma viagem de cinco dias que o levou a alturas superiores às alcançadas por qualquer outro ser humano desde os astronautas da NASA que foram à Lua. A cápsula da SpaceX pousou no Golfo do México, perto das Dry Tortugas, na Flórida, trazendo Isaacman, dois engenheiros da SpaceX e um ex-piloto dos Thunderbirds da Força Aérea de volta ao solo.
Durante a missão, a equipe realizou a primeira caminhada espacial privada, orbitando a quase 740 quilômetros acima da Terra, uma altitude maior do que a da Estação Espacial Internacional e do Telescópio Espacial Hubble. A espaçonave atingiu uma altitude máxima de 1.408 quilômetros após o lançamento na terça-feira, 10.
A SpaceX vê o recente exercício como um ponto de partida para avaliar a tecnologia dos trajes espaciais, com vistas a futuras missões mais longas, como as planejadas para Marte.
Esta foi a segunda missão espacial fretada por Jared Isaacman com a SpaceX, e ele ainda tem mais duas programadas sob seu programa pessoal de exploração espacial, chamado Polaris, em homenagem à Estrela do Norte.
Isaacman pagou um valor não revelado pelo seu primeiro voo espacial em 2021, que contou com a participação de vencedores de concursos e um sobrevivente de câncer infantil, arrecadando mais de US$ 250 milhões para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.
Para a missão Polaris Dawn recentemente concluída, o fundador e CEO da Shift4, uma empresa de processamento de cartões de crédito, dividiu os custos com a SpaceX. Isaacman não divulgou o valor gasto.
*Com informações do Portal Terra