O presidente da Esa, Fernando “Guga” Gomes, está em Florianópolis para receber a premiação de gestão sustentável, realizado pela Federação Nacional de Samba (Fenasamba), no período de 13 à 15 de setembro de 2024. Além da premiação o evento conta com uma agenda extensa de palestras e debates sobre a construção de carnavais ao longo do país.
“Receber esse prêmio em nome da ESA é a certeza de que estamos no caminho certo, Belém já foi o segundo maior carnaval do país, por uma série de erros tanto de gestão das agremiações, quanto do poder público, nos apequenaram, então esse prêmio, a palestra que vou ministrar é sem dúvida alguma o retorno e reconhecimento do carnaval de Belém no cenário nacional”, comentou Guga, presidente da ESA.
A premiação foi concedida à ESA pela iniciativa do “Carnaval Sustentável”, que busca garantir uma cadeia produtiva de reutilização dos materiais utilizados para confecção dos desfiles carnavalescos e garantir que a folia de momo traga alegria para a população e o mínimo de impactos ambientais.
No próximo dia 15, Guga irá apresentar no congresso da Fenasamba, para todas as ligas gestoras de carnaval do Brasil o projeto do “Carnaval Sustentável”, juntamente com o assessor jurídico da ESA, André Cavalcante.
“O Pará será a sede da Cop-30, em 2025 e o carnaval não poderia ficar aquém de levantar essa pauta e defender a sustentabilidade, afinal estamos no seio da floresta”, pontuou André.
Além da agenda extensa em Florianópolis, a ESA, segue para o Rio de Janeiro para apresentar o “carnaval sustentável” para a LIESA, gestora do carnaval carioca.