O atendimento preconizado pela Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, cujo objetivo é efetivar os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, se destaca no Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém. Um exemplo é a oferta de kits que auxiliam na higiene pessoal dos pacientes pediátricos durante o período de internação hospitalar.
Ao ser admitido na Unidade de Internação, o paciente recebe o “Kit Cuidar”, contendo pente, sabonete, cotonete, creme dental, um frasco de álcool gel, shampoo e uma toalha pequena. A iniciativa, além de integrar as ações de humanização, fortalece e reafirma a empatia.O ‘Kit Cuidar’ integra as ações de humanização do atendimento no PSRMFoto: Joelza Silva
A coordenadora das Unidades de Internação do Hospital, Rubenilde Conde, destacou a importância da ação que, segundo ela, procura amparar os pacientes que, muitas vezes, devido à urgência, chegam à unidade sem esses itens, essenciais no período de internação.
“Muitas vezes os familiares dos pacientes não têm tempo de providenciar os itens. Há também relatos de que muitos não têm condições de adquiri-los. Então, vejo essa iniciativa como uma oportunidade de ajudar e ofertar um atendimento mais humanizado, onde não só é analisada a doença, mas também uma necessidade do paciente, em um momento delicado de sua vida”, disse a enfermeira.
Na hora certa – Cristilene Cardoso Moraes da Silva, oriunda do município de Acará, nordeste paraense, mãe do paciente Miguel Andrey da Siva, 9 anos, chegou com o menino encaminhado ao PSRM para um procedimento cirúrgico de urgência, e sem portar nenhum dos itens de higiene.
“Meu filho tinha que chegar aqui o mais rápido possível, por causa de apêndice supurada. Na hora, não lembrei de nada. Mas quando ele internou, chegou a bolsinha com shampoo, condicionador, pente, sabonete, toalhinha, pasta de dente e escova. O kit chegou na hora certa. Gostei muito, pois nem sei como iria fazer para sair do Hospital para comprar essas coisas, já que meu filho não poderia ficar sozinho. Gostei muito e agradeço. O Miguel Andrey também gostou bastante”, contou a mãe do paciente.
O diretor-geral do Pronto-Socorro, Carlos Vinícius Ribeiro, ressaltou a importância de haver um olhar sensível para identificar alguma necessidade, além da assistência à saúde. “Nossa missão é prestar assistência de qualidade e proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado. Por isso, além de todo o cuidado ofertado por nossas equipes às crianças internadas, é importante também um olhar sensível às suas necessidades pontuais, fortalecendo a solidariedade e empatia no ambiente hospitalar”, destacou o gestor.
Localizado na Avenida Augusto Montenegro, a unidade estadual de saúde conta com 115 leitos, divididos para atendimentos clínicos, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência com 12 boxes adultos e 12 infantis, sala vermelha, isolamentos e seis salas de cirurgia. A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto ACQUA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Nos primeiros três meses de operação, além dos 10.251 atendimentos de urgência e emergência, o PSRM realizou 30.791 exames laboratoriais e de imagem, 8.708 Classificações de Risco, 645 internações e 241 cirurgias, entre gerais, vasculares, torácicas, ortopédicas e pediátricas, totalizando 50.216 atendimentos prestados à população.