Quinto candidato à prefeitura de Belém a participar da série de entrevistas promovidas pela RBATV – Canal 13, no programa Bora Cidade, Igor Normando (MDB) elencou melhorias no saneamento básico, na coleta de lixo e na iluminação urbana como algumas de suas ações imediatas se for eleito ao cargo máximo da gestão municipal.
Recebido no estúdio no fim da manhã desta sexta-feira, 13, pelos apresentadores Agenor Santos e Natália Lago, ele fez questão de defender transporte público de qualidade, com ar condicionado e preço justo, para a população paraense, e antecipou medidas para saúde e educação, como a criação do “Postão da Saúde” e ainda do programa “Creche do Bairro”. Enalteceu ainda sua parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), e garantiu que vai integrar a força-tarefa de preparação da capital paraense como sede da COP30.
As regras foram definidas por meio de sorteio realizado com os representantes de cada candidato no dia 3 de setembro. O próximo entrevistado será Ítalo Abati (Novo), na segunda-feira, 16, no mesmo horário e programa.
“Tenho absoluta certeza de que nós precisamos fazer, assim que entrarmos, um grande choque de gestão”, reforçou Normando, lamentando os índices negativos acumulados pela atual gestão da capital paraense. “Temos que preparar a cidade para COP30, o maior evento de clima, de meio ambiente do mundo, precisamos entregar realmente uma cidade que possa garantir o mínimo de condição em tantas questões importantes tanto para aqueles que nos visitam como para aqueles que moram na nossa cidade”, defendeu o candidato.
Igor Normando repudiou o que chamou de “enxurrada de fake news” despejadas sob sua campanha e reforçou que, quando vereador de Belém, ainda em 2017 fez parte de uma unanimidade de parlamentares que votou contra uma medida que inviabilizaria o uso do ônibus por quem mais precisa: o trabalhador.
“O projeto em questão simplesmente queria colocar ar condicionado em ônibus velho, cobrando o dobro ao usuário. Infelizmente não pudemos aceitar isso. Imagina só um trabalhador que ganha um salário mínimo tendo que pagar hoje o equivalente a R$ 8 em uma passagem. Se ele pega duas conduções para ir de casa ao trabalho, e do trabalho para casa, só aí compromete mais de 30% do seu orçamento familiar”, denunciou.
“Nós vamos colocar o ônibus com ar condicionado, ônibus novo com wi-fi, acessibilidade e com o preço justo para a população. Temos as parcerias certas e vamos trabalhar para que o meio de transporte de Belém e a mobilidade urbana seja de qualidade e que seja justo o preço para todos”, insistiu, antecipando ainda que pretende fazer essa mudança por meio de processo licitatório, a fim de garantir obrigatoriedades e deveres às empresas prestadoras do serviço de transporte”.
A seguir, Normando falou sobre itens de seu plano de governo para a saúde. Além da valorização dos servidores, o candidato detalhou o plano de criar policlínicas itinerantes, de informatizar todo o sistema, ampliar o uso da Telemedicina e garantir uma inscrição dos pacientes junto ao Ministério da Saúde, para que Belém receba os recursos necessários de acordo com sua real demanda. “Hoje os postos de saúde se apequenaram, viraram ‘postinho’. Nós vamos fazer um Postão da Saúde, que vai funcionar de 8h até às 22h com o médico, com remédio e com a Sala da Mulher, que vai atender desde a gestante até as situações de violência. Vamos levar especialidades para os bairros de Belém em forma de mutirão para atender a nossa população e tirar um pouco das filas dos prontos socorros”, anunciou.
Para ampliar o atendimento à Primeira Infância, Normando explicou sobre o programa “Creche do Bairro”, que vai fazer parceria com as igrejas, com as associações comunitárias para adequação dos espaços e qualificação dos profissionais. “Temos mais de 70 mil crianças em Belém e nós temos apenas 15 creches que atendem crianças de zero a quatro anos. Cada distrito de Belém terá sua creche”, comprometeu-se.
Ao encerrar sua participação, Igor falou ainda sobre a proposta de criar uma sala de controle para monitoramento de alagamentos. “Nós vamos usar as câmeras que já estão instaladas do governo do estado e vamos aproveitar para também ter as câmeras instaladas pela prefeitura, uma central de controle onde tanto a prefeitura quanto o governo do estado vão ter acesso. Nós vamos poder não só monitorar os pontos de alagamento como também vamos poder ter medidas emergenciais quando eles aconteçam”, encerrou.
QUEM É: IGOR NORMANDO
Igor Wander Centeno Normando tem 37 anos, é formado em Direito e começou a trajetória política aos 15 anos atuando em movimentos estudantis. Em 2012 foi eleito o vereador de Belém, sendo reeleito quatro anos depois. No ano de 2018 foi eleito deputado estadual do Pará, e reeleito para a Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022. Assumiu a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) em 2023, do governo estadual, deixando o cargo em junho deste ano para se candidatar a prefeito. Concorre na coligação “Levanta Belém”, formada pelos partidos MDB, PSB, PRD, União Brasil, PDT, PP, PSD e Federação PSDB/Cidadania.