MERCADO DE TRABALHO

Melhore seu currículo com 15 dicas!

Conquiste os recrutadores com as melhores habilidades para colocar no currículo. Foto: Divulgação
Conquiste os recrutadores com as melhores habilidades para colocar no currículo. Foto: Divulgação

Algumas habilidades e competências são importantes durante toda a vida profissional e, especialmente no processo seletivo, podem fazer a diferença entre você ser – ou não – convidado para uma entrevista de emprego. 

As capacidades de trabalhar sob pressão e de forma autônoma – cumprindo o que deve fazer, mesmo quando ninguém olhando -, por exemplo, são cada vez mais valorizadas pelas empresas. 

Neste post, vamos listar habilidades e competências profissionais que podem fazer a diferença para você conquistar uma vaga quanto para se desenvolver na empresa em que trabalha quando houver oportunidade para uma promoção.

Competências e habilidades são as capacidades profissionais que uma pessoa tem para realizar a sua função e se desenvolver na carreira. Os dois termos muitas vezes são utilizados como sinônimo. No entanto, apesar de serem muito próximos, eles têm algumas diferenças importantes entre si.

As habilidades, por outro lado, são qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é algo da própria pessoa e nasce com ela. 

Você pode, por exemplo, ter habilidade profissional com números. É uma característica sua que ajuda a resolver problemas matemáticos. No entanto, você pode fazer um curso de cálculo para desenvolver essa competência para colocar no currículo. Se você precisa dessa habilidade para colocar no currículo do primeiro emprego, precisa desenvolver essa competência com mais facilidade. No entanto, se você não for exatamente um expert em matemática, terá de se esforçar mais, mas ainda assim poderá desenvolver essa competência. Entende a diferença?

Confira a seguir 15 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença na sua carreira neste momento. 

1. Relacionamento

Saber se comunicar é importante para praticamente todo trabalho que você quiser desenvolver. Empresas valorizam pessoas que sabem se expressar, que conseguem transmitir ideias com clareza. É importante lembrar que a boa comunicação ainda inclui a capacidade de ouvir e entender o que é dito. 

2. Pensamento criativo

A capacidade de buscar soluções não convencionais e “pensar fora da caixa” é muito relevante para que empresas de todos os segmentos continuem relevantes para seus consumidores. 

3. Autoconfiança

Pessoas que conseguem se autogerenciar e pensar no que deve ser feito sem que ninguém precise dizer são sempre valorizadas nas empresas.

4. Proatividade

O que é um profissional “mão na massa”? É aquele que se envolve com os projetos, encara os desafios e não mede esforços para ajudar a alcançar os objetivos da empresa. 

5. Trabalho em equipe

Situações complexas exigem mais jogo de cintura para colaborar e trabalhar em equipe. Mesmo que cada um esteja fisicamente em um lugar, o trabalho precisa fluir bem entre todos. 

6. Conhecimento técnico e aprendizado contínuo

Tudo muda o tempo todo. Por isso, profissionais se mantêm atualizados por conta própria, buscando cursos, seminários, livros que ajudem a desenvolver novos conhecimentos são jóias raras para os empregadores. 

7. Liderança

A liderança não é importante apenas para aqueles que ocupam cargos de gestão. A capacidade de envolver e motivar as pessoas para atingir as metas da empresa é sempre bem-vinda, em qualquer área de qualquer segmento de empresas de todos os portes.

8. Foco em resultados

Ter foco em resultados significa ser capaz de empenhar a sua energia para alcançar a meta proposta para você. As empresas valorizam esse perfil profissional porque elas mesmas precisam alcançar resultados cada vez melhores com menos recursos. 

9. Pensamento de dono

Você trabalha como se a empresa fosse sua? Essa postura também é bem-vinda nas empresas, que cada vez mais precisam de profissionais que enxergam soluções onde a maioria só vê problemas. 

10. Inteligência emocional

Em situações caóticas, a inteligência emocional é necessária para manter o foco e a produtividade. 

11. Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças

Essa competência muitas vezes aparece até como requisito para determinadas vagas. Empresas precisam de profissionais que consigam manter a qualidade das entregas mesmo em situações adversas e que mudam rapidamente.

12. Resiliência profissional

Resiliência é a capacidade de se manter “inteiro” (e produtivo) mesmo em situações complicadas em que há muita tensão e pressão por resultados.

13. Capacidade de trabalhar remotamente

Há quem diga que os escritórios nunca mais serão os mesmos. E faz sentido considerando que muitas empresas entenderam que pelo menos parte da sua equipe pode trabalhar remotamente. Se você já desenvolveu essa capacidade e se adaptou bem ao home office, pode considerar que já tenha alguns pontos positivos no currículo.

14. Comprometimento

Nada de ser aquele profissional que faz somente o necessário, independentemente do que esteja acontecendo na empresa ou nas suas entregas. Se você quiser se destacar, precisa ter e demonstrar comprometimento – com a empresa, com os objetivos e com as necessidades da equipe. 

15. Capacidade de inovação

Toda empresa precisa inovar ou corre o risco de desaparecer. E, para inovar, a empresa precisa de profissionais capazes de gerar novas ideias, avaliar riscos, buscar referências. Essa é uma daquelas competências que devem ter vida longa no mercado de trabalho.