Bola

Torcida do Remo poderá ver o time em ação neste sábado

Nildo Lima

Amistoso ou jogo-treino, pouco importa a denominação do encontro, o que vale mesmo para o torcedor do Clube do Remo é que ele vai poder ver, antes do que imaginava, o novo time azulino, que se prepara para encarar a primeira competição oficial de seu calendário. A partida contra o Tesla, programada para amanhã (7), às 16h, no Baenão, seria, inicialmente, restrita aos filiados do programa sócio-torcedor azulino, bem como aos sócios-proprietários do clube e aos donos de camarotes do estádio. Mas a direção do Leão, a pedido dos torcedores, resolveu promover a venda de ingressos ao público em geral.

Quem não se enquadra nas três categorias com acesso grátis ao Baenão, poderá conhecer de perto o novo time remista, desembolsando a bagatela de R$15 pelo ingresso de arquibancada ou pagando um pouco mais caro – R$50 – pelo bilhete do setor de cadeiras. A ideia da diretoria azulina, a priori, era disponibilizar ingresso apenas no jogo contra o Caeté, marcado para domingo do dia 15, no mesmo local do confronto com o Tesla. Todavia, a direção do Leão acabou sendo convencida por muitos torcedores a antecipar a apresentação da nova equipe do clube.

A mudança acabou caindo como uma luva para os simpatizantes do atual campeão paraense, sobretudo para aqueles que acompanham o que acontece no clube por intermédio da imprensa local, já que a presença do torcedor nos treinos virou algo raro em se tratando dos principais clubes locais. “Sei que é um jogo que não tem nada em disputa, mas gosto de saber como o meu time está se preparando para a temporada e assistir de perto o que foi feito em termos de contratações”, declarou o estudante Álvaro Luís Marcondes Gadelha, de 18 anos, que promete comparecer ao Baenão.

O jogo contra o Tesla será o segundo – digamos – jogo-treino ou amistoso de luxo dos azulinos neste começo de trabalho para o Parazão, primeira competição oficial a ser disputada pelo Mais Querido este ano. No final do ano passado, o grupo de profissionais remistas enfrentou a equipe sub-20 do clube, que, naquela altura, se preparava para a disputa da Copa São Paulo, na qual estreou derrotando o Fortaleza-CE, por 1 a 0, na última quarta-feira. A partida teve duplo objetivo: preparar o Leãozinho para o torneio e, ao mesmo tempo, dar conjunto ao time principal.

O torcedor que comparecer ao Baenão amanhã conhecerá de perto todos os novos contratados do Leão. O técnico Marcelo Cabo deve utilizar todos os seus jogadores na partida, contando com formações diferentes para o primeiro e segundo tempo. Assim sendo, os nove contratados estarão em ação, permitindo ao torcedor tirar suas conclusões.

A partir de agora, a parte tática será reforçada na pré-temporada – Foto: Samara Miranda/Remo

Cabo não fecha a onzena titular, mas base está formada

Entrevistado na coletiva azulina de ontem, o técnico Marcelo Cabo saiu pela tangente ao ser questionado se a formação que entrará jogando contra o Tesla, amanhã, no Baenão, é a que ele pensa em utilizar na partida de estreia do Clube do Remo no Parazão, dia 21, contra o Independente. “Falar que este é o time titular para a estreia é um pouco prematuro”, esquivou-se o treinador, que comanda atividades para o time há 26 dias. Mas Cabo deu ao menos uma dica, visto que os treinos do elenco são fechados ao público e à imprensa. “Mas temos trabalhado com essa base”, apontou o comandante remista.

O técnico ressaltou o período de trabalho do elenco na fase de pré-temporada. “Nós já estamos com 25 dias de trabalho. Começamos dando uma ênfase muito grande à parte física, mas já entramos nas partes técnicas e táticas”, explicou Cabo. Depois, ele voltou a falar sobre a composição do Leão para encarar o Galo Elétrico. “Pode até ser essa a base que vai começar o Campeonato Estadual, mas pode ter algumas modificações, conforme o dia a dia dos treinamentos”, comentou. “Então, estamos observando os jogadores no dia a dia, a evolução de cada atleta para que a gente consiga definir os onze (titulares)”, complementou.

Cabo falou, ainda, sobre o que mais vem lhe agradando na preparação remista. “Primeiro o comprometimento dos atletas, aquilo que a gente traçou como perfil de elenco, de atleta, que tem correspondido no dia a dia”, disse. “O comprometimento deles com o Remo para a temporada é muito importante. A gente já fez algumas reuniões com os atletas para fazer com que eles entendam a grandeza do Remo e a paixão de sua torcida”, argumentou o treinador, que hoje volta a ministrar treinamento para o grupo azulino.