Grande Belém

Prefeitos do Brasil apoiam candidatura de Belém para a COP-30

Helder e Edmilson estiveram com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira. Foto: Agência Pará
Helder e Edmilson estiveram com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira. Foto: Agência Pará

A cidade de Belém vem recebendo diversos apoios de instituições e entidades para ser a sede da Conferência das Partes (COP-30), em 2025. Como forma de reforçar o nome da capital paraense para ser anfitriã do evento, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) enviou na última quarta-feira, 4, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, um ofício reafirmando o apoio à candidatura de Belém como sede da conferência.

O documento foi assinado pelo presidente da FNP e prefeito da cidade de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, e ressalta o pedido feito pelo então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a COP 27 em Sharm el-Sheikh, Egito, de realizar esse importante evento internacional na região Amazônica.

A FNP é dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos, reunindo todas as capitais e os municípios com mais de 80 mil habitantes, atuando diretamente na agenda das 415 médias e grandes cidades.

Ainda na quarta, em Brasília, o governador do Pará, Helder Barbalho, teve um encontro com o ministro das Relações Exteriores, chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal, o qual ele assumiu hoje como presidente, em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). “Estarei com o ministro para formalizar o desejo de que a Amazônia possa sediar a COP 30 em 2025”, adiantou.

Helder Barbalho destacou a conquista do Consórcio nos últimos anos, principalmente na COP 27, realizada no Egito em 2022. Ele afirmou que a Amazônia Legal atingiu um patamar histórico, que precisa ser mantido e ampliado.

Unanimidade

Na 83ª Reunião Geral da FNP, realizada no dia 15 de dezembro de 2022, em São Paulo/SP, a entidade aprovou por unanimidade o apoio à cidade de Belém para sediar a COP-30.

O prefeito Edmilson Rodrigues, que também é vice-presidente de cultura da FNP, participou do encontro à época e destacou a importância da capital paraense receber o evento: “Peço apoio de todos e todas para que Belém seja a sede. A Amazônia precisa ser, cada vez mais, conhecida e ter a oportunidade de contribuir para pensar no futuro do planeta e da humanidade”, comentou Edmilson.

Na quarta-feira passada, 4 de janeiro, Edmilson Rodrigues também entregou ao ministro Mauro Vieira uma carta elencando as principais razões para Belém sediar a conferência. Também destacou na carta a importância estratégica de uma capital amazônica protagonizar o debate sobre o clima, já que a Amazônia é uma das principais regiões para o equilíbrio climático do planeta.

COP-30

É o encontro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado por representantes de vários países com objetivo o de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta, e negociar acordos.