ESTUDO

Medicamento interrompe enxaqueca antes da dor; saiba mais

Um estudo publicado na revista Neurology demonstrou que o medicamento ubrogepant pode interromper uma enxaqueca antes que a dor se manifeste.

Medicamento interrompe enxaqueca antes da dor; saiba mais

Um estudo publicado na revista Neurology demonstrou que o medicamento ubrogepant pode interromper uma enxaqueca antes que a dor se manifeste. Quando administrado nos primeiros sinais de uma crise, como sensibilidade à luz e ao som, fadiga e vertigem, o fármaco permite que os pacientes continuem suas atividades diárias com poucos ou nenhum sintoma.

O ubrogepant é um antagonista do receptor do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP), uma proteína crucial no desenvolvimento da enxaqueca. A pesquisa envolveu 518 participantes com enxaqueca frequente e que identificavam sinais iniciais de crises.

Os participantes foram divididos em dois grupos: um recebeu ubrogepant para o segundo episódio de crise e um placebo para o primeiro, enquanto o outro grupo seguiu o procedimento inverso. Os resultados indicaram que, 24 horas após a administração, 65% dos que tomaram ubrogepant relataram estar “não limitados de forma alguma” ou “um pouco limitados”, em comparação com 48% no grupo do placebo.

Além disso, duas horas após a medicação, os participantes que tomaram ubrogepant tiveram 73% mais chances de se considerarem “sem dor e capazes de funcionar normalmente” em comparação aos que tomaram o placebo.

*Fonte: Site CFF