O aclamado jornalista e escritor cubano Leonardo Padura virá pela primeira vez a Belém, após cinco anos sem vir ao Brasil. Ele e sua carreira literária são temas de um evento na próxima sexta-feira, 13, às 17h, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), a convite do Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Padura também é escritor convidado de uma sessão de autógrafos na Travessia Livraria, no próximo sábado, 14, em evento que conta com a parceria da Editora Boitempo.
O evento na UFPA é uma realização da Reitoria, por meio da Editora da UFPA, com apoio da Editora Boitempo, que publica os títulos do escritor no país, e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A apresentação da palestra “Leonardo Padura por ele mesmo: trajetória literária” será feita pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, com moderação de Ivana Jinkings, da Editora Boitempo.
O reitor destaca a importância da vinda do escritor à cidade. “Arte e cultura interessam diretamente à comunidade da UFPA. É um privilégio ouvir e dialogar com Leonardo Padura, um autor cuja obra tem enorme reconhecimento e grande acolhimento entre leitores brasileiros. Que eu saiba, esta é a primeira visita de Padura a Belém e ficamos felizes de recebê-lo na UFPA. Suas provocações intelectuais, que transcendem a realidade de Cuba, de onde parte a sua escrita, são muito bem-vindas em nosso ambiente, que é de permanente reflexão sobre as nossas sociedades”.
Emmanuel Tourinho acrescenta que a Editora da UFPA foi responsável pela organização do evento e pelos contatos com o autor e com a sua editora no Brasil. “A Edufpa tem criado diversas oportunidades para a interação da nossa comunidade com grandes autores e pensadores contemporâneos, o que nos anima muito. A visita de Padura à UFPA é, sem dúvida, um marco diferencial nesse trabalho”, enaltece.
EVOLUÇÃO LITERÁRIA
A diretora da Boitempo, Ivana Jinkings, também comenta sobre as publicações de Leonardo Padura e a sua presença em Belém. “Publicamos Leonardo Padura pela primeira vez em 2013. Eu tinha lido, dois anos antes, ‘O homem que amava os cachorros’ e fiquei fascinada por esse livro. Ele já era publicado no Brasil por duas grandes editoras, foi com insistência que consegui convencê-lo (e sua agente) a vir para a Boitempo. Esse romance maravilhoso foi e é um grande sucesso de público, já vendeu mais de cem mil exemplares, o que é um número muito expressivo no país”.
De lá para cá, ela diz que foram mais onze livros, todos muito bem recebidos pelo público e pela crítica. “Padura recebeu inúmeros prêmios, como o Princesa de Astúrias, pelo conjunto de sua obra, em 2015, e o Prêmio Internacional de Novela Histórica Barcino, em 2018. É uma alegria para nós publicar seus livros e tê-lo como amigo e autor sempre presente. Esta é a quinta vez que ele vem ao Brasil, desde 2014, desta vez com um hiato de cinco anos, por conta da pandemia. O seu mais recente lançamento, ‘Pessoas Decentes’, há menos de um ano no mercado, tem encontrado público cativo e já é um dos livros mais vendidos em livrarias de todo o Brasil”, ressalta Ivana Jinkings.
A trajetória literária de Leonardo Padura é das mais consistentes e continua crescente. “Tomando como base os doze livros que temos no catálogo, é uma obra marcada essencialmente pela pesquisa histórica, pelo pertencimento, pelo amor a Cuba; são livros que demandam uma investigação minuciosa, característica de grandes obras literárias. E é interessante analisar a sua evolução pelos livros. Em 2022, por exemplo, lançamos ‘Febre de Cavalos’, o romance de estreia do autor, escrito em 1982. Ali já é possível vislumbrar o nascimento de um grande autor. Depois, lendo ‘O homem que amava os cachorros’, ‘Hereges’, ‘O romance da minha vida’, a quadrilogia ‘Estações Havana’ e ‘Pessoas Decentes’, o leitor se depara com um autor completo, com escritos da mais alta qualidade”, afirma Ivana Jinkings.
Os seguintes títulos estarão à venda pela livraria da Editora da UFPA, no local do evento: “O homem que amava os cachorros” (2015); “Hereges” (2015); “Paisagem de Outono” (2016); “Passado Perfeito” (2016); “Máscaras” (2016); “Ventos de Quaresma” (2016); “A transparência do tempo” (2018); “O romance da minha vida” (2019); “Água por todos os lados” (2020); “Como poeira ao vento” (2021); “Febre de Cavalos” (2022) e “Pessoas Decentes” (2023).
Leonardo Padura é pós-graduado em Literatura Hispano-Americana, romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema. Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais “Estações Havana”, estrelada pelo investigador Mario Conde, já traduzida em mais de 15 países, vencedora de diversos prêmios internacionais e adaptada para o cinema e a TV. No Brasil, é colunista da “Folha de S.Paulo” e foi colaborador do “El País”.