As eleições de 2024 para o cargo de prefeito e de vereador nos municípios brasileiros se aproximam, e, com isso, centenas de eleitores começam a se preparar para o grande dia. Entretanto, erros no uso da urna eletrônica tendem a ser comuns, seja por nervosismo ou por falta de atenção, que podem gerar grandes complicações.
E, por saber disso, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) vem realizando o projeto “Vem TREinar – Eleições 2024!”, nos shoppings da região metropolitana de Belém, dedicado aos eleitores da Região Metropolitana de Belém para “ensaiar” o momento de votação.
“O programa vem treinar tem como objetivo deixar a população mais próxima da justiça eleitoral, mais próximo da urna eletrônica. Então a gente criou esse treinamento para que eles conheçam tudo na prática, e assim adquiram mais confiança e tenham uma maior tranquilidade no dia da eleição”, esclareceu Valdizio Netto, chefe da Judiciária Eleitoral do Pará.
No térreo do shopping Castanheira, com direito a simulação na urna eletrônica, quem participou do projeto só precisou se identificar no local, para começar a treinar.
“Voto todos os anos, mas com muito medo. Já cometi alguns erros, então ter a oportunidade de treinar, fazer com calma, é bem interessante”, afirma Cecília Soares, agricultora de rosas.
Algo que a autônoma Rosa Costa também faz questão de ressaltar. “A última eleição foi há 2 anos atrás, então deixa a gente enferrujado, né? E como tudo na vida, um treino antes da prática é sempre bom, ainda mais porque eu acabei me familiarizando com essa nova atualização no aparelho”, disse.
De acordo com o diretor, “durante o treinamento, os participantes recebem informações sobre a ordem de votação na urna, assim como o número de dígito de cada um: vereador (são cinco números) e prefeito (dois números). Pela legislação eleitoral, nas eleições municipais, primeiramente, o voto é para vereador e, depois, para prefeito”, contou.
“Antes era fácil cometer erros por causa da pressa, apertou, foi. Agora, é preciso apertar duas vezes o botão de confirmar, tempo suficiente para analisar se é candidato certo. É, realmente, uma iniciativa muito boa porque sem esse ensinamento eu ia achar que estava que a urna estava com defeito”, acrescentou Rosa Costa.
Mas se engana quem acha que é um atrativo apenas para o público adulto. A jovem Elisa Carvalho, de apenas 7 anos de idade, se encantou com a tecnologia da urna logo de cara.
“Eu achei bem legal digitar e ver as fotos das pessoas ali. Eu aprendi a digitar os números, esperar e a confirmar, no botão verde. Mamãe disse que quando eu tiver grande, já vou saber a fazer certinhos”, contou.
As ações, que começaram no dia 10 de agosto seguem até o dia 29 de setembro, sempre aos fins de semana – no sábado e/ou no domingo – no horário das 10h às 22h. Os próximos shoppings a serem visitados pelo projeto, segundo o TRE do Pará, é o Shopping Metrópole, a partir do dia 28.
O 1º turno das eleições deste ano, para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, a eleição é levada ao 2º turno. Nesses casos, os eleitores retornam às urnas no dia 27 de outubro.