A notícia de que Belém vai ganhar um novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré tem tudo a ver com a vocação da cidade para o turismo religioso. É na capital paraense que há 232 anos se celebra o Círio de Nazaré. Aproveitar esse gancho para atrair turistas além do segundo domingo de outubro, o ano inteiro, é uma atitude visionária, que se apoia em exemplos de outros lugares, a começar pelo Brasil.
Em Aparecida, São Paulo, o mega complexo que envolve a devoção à Nossa Senhora Aparecida atrai turistas o ano inteiro, e não somente no feriado de 12 de outubro, dedicado à padroeira do Brasil. Por lá, tudo lembra que estamos em uma cidade mariana. O enorme Santuário é repleto de coisas para se visitar: Basílica Histórica, Mirante, Caminho do Rosário, Museu, Circuito de Visitação Fachada Norte, Circuito de Visitação à Cúpula, além de lojas, teleférico e a ampla programação de missas e outras celebrações da Igreja Católica.
Para receber o grande contingente de turistas, o Santuário conta com estacionamento, Centro de Atendimento ao Romeiro, acessibilidade, posto médico, achados e perdidos e tantas outras coisas importantes para garantir o bem-estar dos visitantes e que a experiência seja a melhor possível, para que sempre haja aquele desejo de voltar – faça um tour virtual pelo Santuário .https://www.a12.com/360 .
Na Cidade do México, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe também é uma experiência de visitação importante. No país mais católico do mundo, para onde se vai, tem uma imagem da santinha venerada pelos mexicanos. A Basílica de Guadalupe recebe mais de 20 milhões de peregrinos anualmente. O santuário é o mais importante do mundo católico e um dos 20 lugares mais visitados do mundo.
A Virgem de Guadalupe é parte da identidade mexicana e influencia a cultura do país como você vai perceber ao passear pela basílica e no Tepeyac Hill, onde a Virgem teria aparecido para o indígena Juan Diego, dando início a toda devoção. É possível também visitar o museu da basílica, localizado no antigo convento dos capuchinhos, além dos jardins, esculturas, lojas e programação religiosa.
Para encerrar nosso giro de exemplos de sucesso, impossível não falar de Fátima, em Portugal. Qual paraense católico nunca sonhou conhecer o Santuário que fica na Cova da Iria, onde Nossa Senhora de Fátima teria aparecido para os três pastorinhos? O lugar é conhecido mundialmente e atrai turistas também durante todo o ano para seus vários eixos: Capelinha das Aparições, Recinto de Oração, Basílica etc.
Em todos esses santuários, o visitante encontra espaços amplos, bem cuidados e com inúmeras atividades, centros de excelência em matéria de turismo religioso. Provas de que Belém só tem a ganhar com o projeto do novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Além da fé, o que está em evidência é o fomento a um turismo receptivo que faz girar a roda da economia local e movimenta o setor de hospedagem, bares, restaurantes etc. A Capital da COP 30 está on!
SANTUÁRIO DE NAZARÉ
Pelo projeto apresentado, serão dez mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento para carros e motos no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 lugares; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços. Obras devem iniciar no fim do ano, durar 24 meses e ter um custo de R$ 48 milhões.
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav