ROTEIROS RELIGIOSOS

Santuários marianos são nicho de turismo religioso

A notícia de que Belém vai ganhar um novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré tem tudo a ver com a vocação da cidade

Santuários marianos são nicho de turismo religioso Santuários marianos são nicho de turismo religioso Santuários marianos são nicho de turismo religioso Santuários marianos são nicho de turismo religioso
Santuário de Guadalupe, Cidade do México. Foto: Divulgação
Santuário de Guadalupe, Cidade do México. Foto: Divulgação

A notícia de que Belém vai ganhar um novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré tem tudo a ver com a vocação da cidade para o turismo religioso. É na capital paraense que há 232 anos se celebra o Círio de Nazaré. Aproveitar esse gancho para atrair turistas além do segundo domingo de outubro, o ano inteiro, é uma atitude visionária, que se apoia em exemplos de outros lugares, a começar pelo Brasil.

Santuário de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP). Foto: Divulgação

Em Aparecida, São Paulo, o mega complexo que envolve a devoção à Nossa Senhora Aparecida atrai turistas o ano inteiro, e não somente no feriado de 12 de outubro, dedicado à padroeira do Brasil. Por lá, tudo lembra que estamos em uma cidade mariana. O enorme Santuário é repleto de coisas para se visitar: Basílica Histórica, Mirante, Caminho do Rosário, Museu, Circuito de Visitação Fachada Norte, Circuito de Visitação à Cúpula, além de lojas, teleférico e a ampla programação de missas e outras celebrações da Igreja Católica.
Para receber o grande contingente de turistas, o Santuário conta com estacionamento, Centro de Atendimento ao Romeiro, acessibilidade, posto médico, achados e perdidos e tantas outras coisas importantes para garantir o bem-estar dos visitantes e que a experiência seja a melhor possível, para que sempre haja aquele desejo de voltar – faça um tour virtual pelo Santuário .https://www.a12.com/360 .
Na Cidade do México, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe também é uma experiência de visitação importante. No país mais católico do mundo, para onde se vai, tem uma imagem da santinha venerada pelos mexicanos. A Basílica de Guadalupe recebe mais de 20 milhões de peregrinos anualmente. O santuário é o mais importante do mundo católico e um dos 20 lugares mais visitados do mundo.
A Virgem de Guadalupe é parte da identidade mexicana e influencia a cultura do país como você vai perceber ao passear pela basílica e no Tepeyac Hill, onde a Virgem teria aparecido para o indígena Juan Diego, dando início a toda devoção.  É possível também visitar o museu da basílica, localizado no antigo convento dos capuchinhos, além dos jardins, esculturas, lojas e programação religiosa.  

Santuário de Fátima em Portugal. Foto: Divulgação

Para encerrar nosso giro de exemplos de sucesso, impossível não falar de Fátima, em Portugal. Qual paraense católico nunca sonhou conhecer o Santuário que fica na Cova da Iria, onde Nossa Senhora de Fátima teria aparecido para os três pastorinhos? O lugar é conhecido mundialmente e atrai turistas também durante todo o ano para seus vários eixos: Capelinha das Aparições, Recinto de Oração, Basílica etc.
Em todos esses santuários, o visitante encontra espaços amplos, bem cuidados e com inúmeras atividades, centros de excelência em matéria de turismo religioso. Provas de que Belém só tem a ganhar com o projeto do novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Além da fé, o que está em evidência é o fomento a um turismo receptivo que faz girar a roda da economia local e movimenta o setor de hospedagem, bares, restaurantes etc. A Capital da COP 30 está on!
 
SANTUÁRIO DE NAZARÉ
Pelo projeto apresentado, serão dez mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento para carros e motos no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 lugares; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços. Obras devem iniciar no fim do ano, durar 24 meses e ter um custo de R$ 48 milhões.

Projeto do novo Santuário de Nazaré. Imagem: Divulgação
Vista interna do projeto do novo Santuário de Nazaré. Imagem: Divulgação
Vista externa do projeto do novo Santuário de Nazaré. Imagem: Divulgação

Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav