SAÚDE

Belém vacinação contra influenza no feriado de 7 de Setembro; veja os locais

Neste sábado, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, a vacinação contra a influenza continuará em Belém.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Neste sábado, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, a vacinação contra a influenza continuará em Belém. O serviço estará disponível em três locais: Shoppings Pátio Belém e Bosque Grão-Pará, das 10h às 18h, e no Ver-o-Peso, em frente ao Solar da Beira, das 09h às 13h.

A campanha atende grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, policiais, bombeiros e membros das Forças Armadas. Também estão incluídos adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, e pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais.

A vacina, conforme a recomendação da OMS para 2024, protege contra três cepas do vírus da influenza. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, totalizando aproximadamente 519.825 pessoas.

Saúde Belém Digital

A Prefeitura de Belém também promove o app Saúde Belém Digital, que oferece teleatendimentos e teleorientações médicas gratuitas, além de atendimentos de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Agentes Comunitários de Saúde estarão disponíveis em todos os pontos de vacinação para auxiliar no download e uso do aplicativo.

Atualmente, o aplicativo está acessível a 680 mil belenenses maiores de 18 anos e seus dependentes cadastrados nas UBS. Para quem ainda não está cadastrado, há um período de 90 dias para utilizar os serviços de teleorientação e teleconsulta, com a recomendação de procurar uma UBS para atualização de cadastro. A meta é expandir o acesso ao Saúde Belém Digital para toda a população até 2025.