Podem ser inscritas obras finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2022 para o Festival de Cinema Pan-Amazônico, o AMAZÔNIA FI(DOC). Os filmes serão avaliados por uma comissão de seleção, que direcionará cada produção à mostra mais adequada conforme sua linguagem e requisitos técnicos. A 10ª edição do festival contará com duas mostras competitivas pan-amazônicas e duas da Amazônia Legal, divididas em curtas e médias-metragens (até 51 minutos) e longas-metragens (mínimo de 52 minutos).
Cada categoria premiará o melhor filme escolhido pelo júri, o melhor filme segundo o voto popular e um prêmio de honra ao mérito. A lista de obras selecionadas será divulgada no site do festival até o dia 15 de outubro.
Zienhe Castro, idealizadora, diretora geral, produtora executiva e curadora do festival, destacou que o evento, criado em 2009, já realizou dez edições. Este ano, a expectativa é que mais de 600 obras sejam inscritas, com um aumento no número de participações devido à retomada da produção audiovisual, especialmente no Brasil e na Amazônia Legal.
O festival é financiado pela Lei Paulo Gustavo e pela Lei Rouanet, com patrocínio oficial do Instituto Cultural Vale. As mostras competitivas acontecerão de 19 a 27 de novembro.
Serviço:
AMAZÔNIA (FI)DOC – Festival Pan-Amazônico de Cinema. Inscrições e regulamentos nos sites amazoniadoc.com.br e filmfreeway.com, até 10 de setembro. Mostras competitivas de 19 a 27 de novembro.