Nildo Lima
De volta ao batente, ontem, após a folga concedida pelo técnico Marcelo Cabo, o grupo de jogadores do Clube do Remo trabalhou em dois períodos, ambos em atividades físicas. Aos poucos o plantel vai ganhando condições atléticas para encarar o Parazão deste ano, quando o Leão busca o bicampeonato estadual. No que diz respeito à formação da equipe que vai encarar o Independente, dia 21, no Baenão, na abertura do campeonato, o comandante já tem alinhavada a formação básica que deve entrar jogando na partida isolada da primeira rodada da competição.
Antes da viagem do Leãozinho para São Paulo, onde disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o treinador teve a chance de observar a composição da equipe principal remista que ele parece ter na cabeça para o começo da jornada local. É possível, porém, que Cabo faça uma ou outra mudança, dependendo do que ele avaliar dentro dos treinamentos do grupo até a estreia azulina. Contudo, em princípio, o treinador deve escalar o Leão com poucos jogadores do ano passado. Entre os onze que começaram o jogo-treino contra o sub-20, apenas três eram remanescentes de 2022.
O goleiro Vinícius, o lateral-esquerdo Leonan e o volante Anderson Uchoa atuaram no primeiro tempo do jogo-treino, sinalizando que devem começar a temporada como titulares. A volta do goleiro Vinícius, que encerrou 2023 em baixa, perdendo a titularidade para Zé Carlos, após cometer falhas que prejudicaram o acesso da equipe à Série B do Brasileiro deste ano, é o que mais chama a atenção. O próprio treinador já anunciou que o goleiro, ídolo da torcida remista, será titular para a estreia do Clube do Remo no Estadual.
Afora Vinícius e Leonan, os demais jogadores da defesa azulina são todos eles novatos: Lucas Mendes (lateral-direito), Diego Ivo e Diego Guerra (zagueiros). No meio de campo, tirando Uchoa, os demais integrantes do setor são novatos: Richard Franco e Pablo Roberto. No tocante ao compartimento ofensivo, o time deve contar com uma trinca de estreantes no campeonato. Pedro Vitor, Diego Tavares e Muriqui formam o setor de ataque do time. O Leão, tudo indica, deve formar diante do Galo Elétrico com Vinícius; Lucas Mendes, Diego Ivo, Diego Guerra e Leonan; Anderson Uchôa, Richard Franco e Pablo Roberto; Pedro Vitor, Muriqui e Diego Tavares.