Pará

Pais se antecipam para comprar material escolar

Famílias saem às compras com bastante antecedência para abastecer a mochila dos filhos, além de evitar longas filas e fugir de lojas lotadas quando a volta das aulas estiver mais próxima. Foto: Celso Rodrigues/Diário doPará.
Famílias saem às compras com bastante antecedência para abastecer a mochila dos filhos, além de evitar longas filas e fugir de lojas lotadas quando a volta das aulas estiver mais próxima. Foto: Celso Rodrigues/Diário doPará.

Cintia Magno

O ano novo já começou e para muitos estudantes o retorno às aulas está próximo. Em clima de preparação para o ano letivo, alguns pais e responsáveis aproveitaram a primeira segunda-feira de 2023 para garantir o material escolar dos filhos.

Com a lista de material fornecida pela escola em mãos, a professora Cristiane Cavalcante, 43, não escolheu o primeiro dia útil do ano para fazer as compras à toa. Acostumada com o movimento intenso nas livrarias e papelarias nessa época do ano, ela resolveu se adiantar para evitar sufoco. “Eu quis vir logo no primeiro dia útil do ano porque imaginei que seria mais tranquilo. Quanto mais perto ficar do retorno às aulas, fica mais movimentado e tem lojas que ficam cheias mesmo”, justificou.

Como no último período letivo ela acabou comprando uma quantidade a mais de material para o filho, que segue agora para o 4º ano do ensino fundamental I, neste ano ela pretende apenas repor alguns itens que estão faltando. “Algumas coisas sobraram do ano anterior porque eu comprei um pouco a mais, então, agora eu só repor o que falta”, apontou. “Foi bom ter vindo logo no início do ano porque ainda está tranquilo, então, dá para escolher com calma”, completou.

Acompanhada do filho José Bernardo, de cinco anos, a nutricionista Rosa Beatriz, 38, também pretendia evitar aquele cenário característico de papelarias lotadas e grandes filas nos caixas. Logo no início da manhã de ontem, ela pode consultar os itens da lista com calma.

“Está bastante tranquilo. Eu queria justamente evitar sufoco porque muito próximo da volta às aulas é muita gente para atender, as lojas ficam cheias”, considerou, ao contar que o início das aulas do filho está previsto já para o próximo dia 16. “O meu foco são os itens que estão na lista que a escola entregou mesmo”, disse.

Sócia proprietária da Papelaria dos Estudantes, Susi Quaresma aponta que as listas de material escolar disponibilizadas pelas escolas são realmente a maior demanda dos consumidores neste período do ano. Ela aponta que, para o ano letivo de 2023, o movimento já tem sido bastante intenso desde o ano passado.

“O movimento já está muito grande, principalmente porque trabalhamos com entrega em casa. Na verdade, o movimento iniciou em dezembro e ganhou mais força nos últimos 15 dias do ano”, avaliou, ao apontar que a expectativa também é boa para as vendas em janeiro. “As nossas vendas duplicaram em dezembro de 2022, em relação a dezembro de 2021. Então, a expectativa também é muito boa para janeiro. O que as pessoas mais procuram mesmo é aquela lista geral da escola”.

GRANDE PROCURA

Em outra papelaria localizada no Centro Comercial de Belém, a lista de material escolar também é unanimidade. Atendente da Recom, Mariane Oliveira, aponta que a expectativa é boa para todo o mês de janeiro, até fevereiro. “Estamos com bastante expectativa para a volta às aulas e já estamos recebendo muita procura pelo WhatsApp”.

Como nesse período do ano o movimento na loja costuma ser intenso, a atendente aponta que a equipe já se preparou para receber essa demanda, organizando os estoques e, inclusive, oferecendo a possibilidade de o cliente enviar a lista de material escolar por WhatsApp para que os itens já sejam separados e pagos via PIX. Dessa forma, o cliente passa na loja apenas para buscar o material, agilizando o atendimento.

“Hoje em dia todo mundo vive com pressa, então, dessa forma fica mais ágil para o cliente, ele também tem menos dificuldade para estacionar. A gente tenta fazer de tudo para agradar o cliente e atender melhor”.