Após a solenidade oficial de posse no domingo (1º) na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), em Belém, para um novo mandato à frente do governo do Estado, o governador Helder Barbalho e a vice-governador, Hana Ghassan, ambos do MDB, iniciaram ontem (02) uma série de três viagens para repetir, de forma simbólica, o ato solene em outras regiões do Pará, reiterando o compromisso de governar para todos.
À tarde eles estiveram em Marabá, no Sudeste, e à noite em Santarém, no Oeste. Hoje, (03), as solenidades serão encerradas em Breves, município do Arquipélago do Marajó.
O chefe do Executivo Estadual foi reeleito já no primeiro turno com 70,41% dos votos válidos (3.117.276 votos), sendo o candidato a governo estadual com o maior percentual de votos no Brasil. Recebeu 75.690 votos em Marabá; 116.636 em Santarém e 41.202 votos em Breves, se tornando o primeiro governador reeleito em primeiro turno desde a redemocratização.
Em Marabá, o ato de posse foi realizado as 15 h no Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha.
“Nós temos o compromisso de governar para todas as regiões do Pará, para os 144 municípios de um Estado de dimensões continentais, que necessita da presença de governo e da parceria com a comunidade local para enfrentar seus desafios. Por esta razão, nós reafirmamos este compromisso de fazer um governo que seja municipalista, que leve desenvolvimento por todas as regiões, que leve em conta as peculiaridades de cada cidade e de cada região, para governar a partir dos anseios locais”, ressaltou Helder Barbalho.
Já em Santarém, a cerimônia foi no Centro Cultural João Fona, no início da noite.
“Quatro anos atrás nós iniciávamos um novo ciclo, com o desafio de mostrar ao Pará que o governo do Estado tinha a capacidade gerencial de governar de maneira atenciosa e igualitária. Pudemos mostrar que as distâncias territoriais não seriam mais obstáculos para o acesso a serviços. Que não haveria mais um olhar distinto entre a capital e o interior. Ao longo destes anos pude percorrer os 144 municípios do Estado. Nesta região pude estar de Almeirim até Faro, percorrendo toda a Calha Norte. Estar presente na região de terra firme, no planalto, e também nas regiões dos lagos e ribeirinhas sem esquecer da Transamazônica (BR-230) e da área da BR-163 (Cuiabá-Santarém). Fizemos o maior pacote de investimentos em estradas da história do Oeste do Pará, a exemplo da Calha Norte. Apenas nesta gestão chegamos a 200 quilômetros de pavimentação”, destacou Helder Barbalho”, ressaltou Helder Barbalho.