Diante das dúvidas sobre superendividamento apresentadas por servidores e segurados em encontros do programa “Papo Previdenciário”, ação realizada pela Diretoria de Previdência (DIPRE) e o Núcleo de Atendimento Psicossocial (NAPS), o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS) identificou a necessidade de realizar uma ação específica para tratar sobre educação financeira.
“Mesmo a gente debatendo sobre endividamento em ações realizadas pelo programa ‘Papo Previdenciário’, sentimos falta de poder proporcionar esses esclarecimentos de uma forma mais específica aos servidores, em atenção àqueles que estão perto da aposentadoria, pois sabemos que, nesse processo, a renda dessas pessoas diminui consideravelmente”, disse a assistente social, Marcela Takeshita, técnica previdenciária do IGEPPS.
O Programa de Assistência em Educação Financeira do IGEPPS aborda a prevenção e o tratamento do endividamento de risco, que é quando a renda mensal não é mais suficiente para o pagamento de dívidas básicas como: alimentação, água, energia elétrica, medicamentos, entre outros. Os atendimentos ocorrem com apoio do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).
“No processo de pesquisa para ajudar os servidores, conhecemos o Grupo de Educação Financeira da Amazônia que trabalha com a temática há algum tempo. Achamos o trabalho muito interessante e decidimos trazer o atendimento ao IGEPPS”, completou Marcela Takeshita.
Desde 2014, o GEFAM desenvolve um trabalho de extensão com colaboradores voluntários que atuam para expandir o conhecimento e compreensão da sociedade sobre produtos financeiros. O Núcleo também realiza de forma gratuita ações educativas, cursos, oficinas e orientações sobre o tema.
Controle e prevenção de endividamentos
Doutor em Educação Financeira, Alexandre DamascenoPara o doutor em Educação Financeira da UFPA e coordenador do projeto, Alexandre Damasceno, o trabalho desenvolvido pelo GEFAM, no IGEPPS, “é importante para mostrar ao servidor que procura pelo atendimento qual condição financeira ele se enquadra, dando sugestões para que, a partir de agora, haja o controle das finanças pessoais.”
A policial militar Cleice Teixeira é uma das participantes do programa. “Eu entendi que a gente tem que gastar conforme o que a gente ganha e que é importante ter controle financeiro em tudo que fazemos”, informou a militar que teve conhecimento da ação, por meio de uma cartilha distribuída pelo IGEPPS, que orienta sobre como prevenir o superendividamento.
A falta de planejamento; uso de cartões de crédito e empréstimo, estão entre os principais temas descritos na cartilha, que também explica sobre os problemas causados a quem se encontra com esse perfil, como: inclusão do nome na lista de proteção ao crédito; problemas de relacionamento na vida familiar e social, cobranças judiciais e comprometimento da saúde física e mental.
“Nesse contato inicial é feita uma triagem. O participante recebe orientação técnica específica, de profissionais da área da contabilidade que fazem o atendimento na UFPA. Eles vão orientar como a pessoa consegue negociar as dívidas, reduzir juros e também ajudam a montar um plano para quitação dos débitos além de oferecer orientação em relação à busca da Defensoria Pública como auxílio judicial, se preciso. O NAPS oferta suporte psicológico e social, porque muitos estão em sofrimento pela condição de superendividamento”, ressaltou Marcela Takeshita.
Os servidores que tiveram interesse em receber atendimento devem solicitar agendamento ao setor de Recursos Humanos do órgão ao qual estão vinculados ou através do e-mail: [email protected] (em caso de beneficiários de aposentadoria e pensão). O serviço de suporte é gratuito.
“A gestão do IGEPPS tem oferecido educação financeira e previdenciária para os beneficiários que querem se livrar das dívidas por meio de um planejamento equilibrado de suas finanças, como também para aqueles já próximos da aposentadoria. O planejamento de suas receitas e gastos é a melhor forma de manter uma vida financeira saudável”, informa o presidente do IGEPSS, Giussepp Mendes.
Educação Previdenciária
O Núcleo de Atenção Psicossocial do IGEPPS leva aos servidores atividades de educação previdenciária, relacionadas à melhoria da qualidade de vida. O NAPS também oferece apoio psicossocial aos segurados que estão em preparação para a aposentadoria e informações sobre educação financeira, planejamento e transição para a aposentadoria e orientações para uma vida tranquila durante a aposentadoria.
Ainda entre as ações, o Núcleo realiza o projeto “Rodas de Conversas – Bem Viver a Aposentadoria”, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de escuta e troca de experiências com os aposentados, civis e militares, do Estado do Pará também voltado para a qualidade de vida na aposentadoria.