O concerto “Norte em Jazz: Ritmos da Amazônia”, que será apresentado hoje, às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, reúne duas das maiores big bands do Brasil, a paraense Amazônia Jazz Band e a amazonense Amazonas Band. Nesta noite, os músicos da AJB estarão sob a batuta de Rui Carvalho, maestro da Amazonas Band. O evento terá também a participação especial da cantora Andréa Pinheiro. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, duas horas antes do concerto, a R$ 2.
Maestro da Amazonas Band e diretor artístico do Amazonas Green Jazz Festival, de Manaus, Rui Carvalho é regente, arranjador e educador. O intercâmbio entre as bandas é elogiado por ele. “A relação entre a AJB e a Amazonas Band é muito profícua e interessante, na medida em que fortalece a música instrumental brasileira e o cenário musical no norte do Brasil. Para mim, pessoalmente, é uma enorme honra ser convidado para apresentar meu trabalho com músicos tão gabaritados como os da AJB e merecer um convite do grande maestro Elias Coutinho, que eu considero um dos maiores saxofonistas com quem eu tive a oportunidade de trabalhar até hoje”, diz o maestro, sobre o colega regente da AJB.
“É uma enorme honra ser convidado para apresentar meu trabalho com músicos tão gabaritados como os da AJB e merecer um convite do grande maestro Elias Coutinho.”
Rui Carvalho também comentou a relação do público paraense com a banda local. “O carinho demonstrado pelo público paraense para com a AJB, se deve em primeiro lugar à alta qualidade do grupo. Por outro lado, a estratégia de veiculação do repertório é muito bem concebida, o que facilita essa aproximação com a plateia”.
Andréa Pinheiro relembra tempos de vocalista da AJB
Para Andrea Pinheiro, o show é um reencontro, dos tempos em que esteve à frente dos vocais da AJB. “É sempre um sonho cantar com uma big band, ainda mais com a Amazônia Jazz Band, que é composta por tantos músicos e amigos queridos. É como voltar no tempo, quando eu fazia parte oficialmente. Durante seis anos, ainda com a primeira formação, fui a cantora oficial da AJB. Então, voltar ao palco com ela é sempre uma emoção renovada”, lembra a cantora, dizendo o quanto é prazeroso e desafiador encarar os arranjos próprios da big band. “É como você colocar uma assinatura em uma canção, como dar uma ‘roupa nova’ a uma música que já foi interpretada por grandes artistas brasileiros. E isso faz com que a apresentação seja única! É um momento novo para uma música que já é um clássico”.
E no repertório, há clássicos como “Aquele Abraço” (Gilberto Gil), “Chega de Saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “Bebê” (Hermeto Pascoal). O regente da noite destaca a oportunidade de ter uma cantora. “Estou ansioso para trabalhar com Andréa. A voz enriquece o arranjo e oferece um toque diferente da música instrumental, confere um colorido particular ao espetáculo. Escolhemos um arranjo que valoriza e destaca tanto o vocal como o instrumental. Vai ser muito legal e esperamos todos”, convida Rui Carvalho.
APROVEITE
“Norte em Jazz: Ritmos da Amazônia” – Amazônia Jazz Band com maestro Rui Carvalho (Amazonas Band)
Quando: Hoje, 03, às 20h.
Onde: Teatro Margarida Schivasappa (Centur/FCP – Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré) Quanto: R$ 2, à venda na bilheteria do teatro, a partir das 18h.