VOO SEGURO

Curso do Graesp treina 100 agentes de segurança aérea

Treinamento fornece elementos essenciais para decisões em momentos de risco, que precisam ser tomadas por operadores aerotáticos, pilotos, mecânicos de voo, apoio solo e demais profissionais

Primeira turma do curso. Foto: Divulgação
Primeira turma do curso. Foto: Divulgação

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), forma a primeira das cinco turmas do curso de Gerenciamento de Recursos de Equipe (CRM – Corporate Resource Management), destinado a capacitar os servidores para situações de maior risco durante o voo, e incrementar o relacionamento interpessoal no trabalho de aviação. A qualificação foi iniciada no último dia 29 de agosto.

O treinamento conta com 100 agentes de segurança, divididos em cinco turmas, compostas por operadores aerotáticos, pilotos, mecânicos de voo, apoio solo e demais profissionais envolvidos nas atividades do Grupamento Aéreo.

O diretor do Graesp, coronel da Polícia Militar Armando Gonçalves, destacou a importância do treinamento para a atividade de aviação, por garantir maior segurança aos tripulantes das aeronaves.

“A formação proposta pelo Programa CRM, mundialmente utilizado pela aviação, é de suma importância na área da segurança de voo, que visa trabalhar o ser humano envolvido na atividade aérea, ou seja, o fator humano, que é o responsável por 99,9% dos acidentes aéreos, daí a importância do treinamento e da capacitação dos nossos agentes. Nesse momento, o curso será dividido em cinco turmas, com 100 tripulantes, dos quais 10 irão fazer uma espécie de curso avançado para servir de multiplicadores. A partir desse treinamento, vamos ter nosso próprio pessoal para formar e fazer os treinamentos de CRM e Gerenciamento de Cabine”, informou o diretor.

CURSO 

Cada turma tem 20 alunos, que assistirão a 16 horas de aulas. A iniciativa visa treinar agentes para tomada de processo decisório no dia a dia, em especial em situações onde o agente está atuando sobre atividade intensa, em que necessite de celeridade e agilidade nas decisões durante o voo. A formação é realizada de forma periódica e anual.

O tenente-coronel Zilvandro Macêdo, do Corpo de Bombeiros Militar, coordenador de Segurança Operacional do Graesp, destacou a funcionalidade do curso durante as ações de segurança.

“Em condições adversas, muitas vezes saímos para atender operações de combate ao novo cangaço, ação policial, assalto a banco, radiopatrulhamento, em busca de pessoas que cometeram crimes e estão em fuga, assim como atuamos na prevenção com relação a grandes eventos, a exemplo dos jogos de futebol e o Círio. Trabalhamos com a parte de salvamento, em especial o salvamento aquático, serviço de busca de pessoas desaparecidas em mata, no transporte de presos e em diversas situações onde a aviação é empregada. Em muitas dessas áreas, e dessas missões, elas acabam dando uma carga maior de estresse, desafios que necessitam de um maior foco e concentração para a tomada de decisões. Esse curso visa trazer ferramentas, com as quais possamos trabalhar da melhor maneira possível, tendo recursos para garantir a segurança de voo da tripulação”, ressaltou o militar.