COP 30

Belém poderá receber entre 15 e 20 navios de turismo por ano

Edital de licitação para dragagem do porto da capital será publicado nesta semana e permitirá o uso de cruzeiros como hospedagem para a COP 30

Edital de licitação para dragagem do porto da capital será publicado nesta semana e permitirá o uso de cruzeiros como hospedagem para a COP 30
A Casa Civil da Presidência da República anunciou ontem a definição da Matriz  de Responsabilidades de Segurança para a COP30

Será publicado na próxima semana, o edital de licitação para a obra de dragagem do canal de acesso e construção de berços de atracação – local específico onde o navio atraca no porto também conhecido como terminal marítimo. Nele acontecem as operações de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. O anúncio foi feito em Brasília pelo Secretário Extraordinário para a COP30, Valter Correia da Silva. Ele informou que o governo federal vai investir R$ 200 milhões na adaptação para a capital receber navios de grande porte, incluindo as embarcações  turísticas que vão reforçar o apoio para hospedagem durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025.

Valter Correia apresentou detalhes sobre o planejamento para utilizar navios como forma de hospedagem durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2025, que será sediada em Belém. A apresentação ocorreu durante o último painel do 6º Fórum CLIA, promovido pela Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro.

Serão 4,5 mil quartos disponibilizados em dois navios de cruzeiro. Segundo ele, as ações para garantir que Belém receba bem a Conferência estão sendo coordenadas por diversos órgãos do governo federal, em colaboração com o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

“Não apenas Belém, mas toda a região metropolitana está sendo preparada para receber as delegações de mais de 190 países. Esperamos entre 120 e 150 chefes de Estado durante a COP30. O mundo vai poder conhecer mais sobre a Amazônia”, afirmou Correia.

As adaptações necessárias para que o porto de Belém possa receber os navios de cruzeiro foram apresentadas por Jardel Silva, presidente da Companhia Docas do Pará, juntamente com Rosângela Barbosa, gerente de engenharia, e Amiraldo Andrade Junior, administrador de operações do Porto de Belém.

A principal obra para que os navios de grande porte possam adentrar o porto de Belém é a dragagem, que consiste no aprofundamento do fundo de rios, lagos, mares, baías e canais. “Belém possui a área de acesso com uma limitação, que é no canal de entrada. Com a dragagem isso vai melhorar e assim os cruzeiros podem adentrar. Esse é um grande desafio para nós que estamos a frente do porto, fazer a atracação do navio e deixar esse legado”, explicou Amiraldo Andrade Júnior.

“Elaboramos o edital para o processo de dragagem em parceria com a CGU, a AGU, Dnit, Ministério de Portos e Aeroportos, Governo do Pará, CDP e pesquisadores da UFPA que conhecem muito bem aquele rio”, acrescentou Valter Correia.

Marco Ferraz, presidente da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiro – CLIA Brasil, ressaltou que as obras de dragagem previstas para o rio poderão trazer um legado significativo para o turismo na cidade. “Todos os anos, entre 15 e 20 navios vão para Manaus, mas, até agora, não havia condições de chegar a Belém. Com essas melhorias, a operação no Porto de Belém será possível”, informou.

Ferraz também ressaltou a possibilidade de sediar outros eventos dentro dos navios durante a COP30. Os navios de cruzeiro contam com uma grande estrutura, entre elas auditório preparado para receber mais de duas mil pessoas, dependendo do tamanho da embarcação. Amplos restaurantes e espaços de uso comum internos também poderão ser usados.

AUTORIZAÇÃO PARA DRAGAGEM

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), concedeu, no início dejulho, à Companhia Docas do Pará – Porto de Belém, autorização para a dragagem no Porto Organizado de Belém, o que inclui os Terminais Petroquímico de Miramar e Portuário de Outeiro. A licença é válida até 28 de junho de 2026.

O projeto prevê a dragagem de um volume de aproximadamente 6,5 milhões de metros cúbicos, como parte da preparação da capital paraense, para a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro em Belém.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, destacou a estratégia da nova obra.  “A dragagem do porto da Companhia Docas do Pará integra parte fundamental das obras de infraestrutura de Belém para a COP 30, e, será um dos importantes legados da COP para a capital do Estado”.

“Essa obra vai permitir com que a cidade possa receber embarcações de grande porte, como navios de cruzeiro, que poderão chegar e atracar e permitir uma grande parte do público que virá participar da COP”, disse o secretário de Meio Ambiente do Pará, Mauro O’de Almeida.

De acordo com a Semas, a autorização emitida pela Diretoria de Licenciamento da Semas é condicionada à apresentação de um estudo de caracterização geoquímica do material a ser dragado. O documento de concessão lista uma série de condicionantes que a Companhia Docas do Pará deve cumprir durante a vigência da autorização.