TEATRO INCLUSIVO

AbSurdos na Vila do Chaves é atração no Gasômetro

Peça teatral visa estimular o aprendizado e desenvolvimento dos alunos de forma lúdica e inclusiva

Peça antecipa o setembro azul, mês da visibilidade da comunidade surda do Brasil. Foto: Divulgação
Peça antecipa o setembro azul, mês da visibilidade da comunidade surda do Brasil. Foto: Divulgação

Alunos do 8º e 9º anos da escola Felipe Smaldone produziram, durante as aulas de artes, a peça teatral AbSurdos na Vila do Chaves, que foi apresentada para o público interno. 

A escola Felipe Smaldone é especializada no atendimento a crianças e adolescentes surdos, conveniada à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e atualmente atende 70 alunos, regularmente matriculados, cursando o ensino fundamental. 

Este ano, antecipando o setembro azul, mês da visibilidade da comunidade surda do Brasil, a peça poderá ser vista em outros espaços, como uma oportunidade da sociedade se voltar para a comunidade surda e ter contato com a Língua Brasileira de Sinais, já que a peça é toda interpretada em Libras, além da valorização do aluno surdo.

O espetáculo “AbSURDOS na Vila do Chaves” surgiu a partir da necessidade de trabalhar em sala de aula a língua Portuguesa como segunda língua trabalhando a partir da Língua Brasileira de Sinais. O gênero textual escolhido foi o texto dramático que, pelo processo de criação desenvolvido, caracteriza-se como um dramaturgismo, que é uma escrita coletiva a partir da experimentação em cena, na sala de aula e/ou no palco onde um tema indutor (neste caso os episódios da série de TV Chaves), levaram os participantes (alunos e professores) à discussão do que queriam levar para a cena. 

Neste sentido, produzir um texto teatral coletivamente na Língua  Portuguesa partindo da Libras, e ampliar os vocabulários, foram alguns dos objetivos do trabalho, e ainda produzir um texto dramático sinalizado e escrito em português, conhecer os elementos constituintes da cena teatral, criação de personagens, figurino, cenário e adereços, foram ganhos para todos os envolvidos.

Se você ficou curioso, saiba que a peça será performada nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, no Teatro Gasômetro, às 18h. Entrada franca.