Depois que o bloco Império Romano deu o primeiro grito de carnaval em pelo Natal, fazendo folia no bairro da Pedreira, o ano de 2023 se abre com as escolas de samba saindo às ruas para os primeiros arrastões culturais. Três delas reúnem sua comunidade neste domingo, 1º de janeiro: Piratas da Batucada, animando mais uma vez a Pedreira, que mantém sua fama como o “bairro do samba e do amor”; o Rancho Não Posso Me Amofiná, no Jurunas; e o Quem São Eles, pelo bairro do Umarizal.
Atual escola de samba campeã de Belém, a Piratas da Batucada contará com a presença do intérprete oficial da agremiação, o carioca Leonardo Bessa, ex-Salgueiro do Rio de Janeiro e ex-Acadêmicos do Tucuruvi, de São Paulo. O arrastão tem um gostinho a mais para a agremiação, que comemora seu 49º aniversário. A concentração inicia às 16h, na avenida Pedro Miranda, esquina com a Travessa Perebebuí. E o cortejo que seguirá até o final da Aldeia Amazônica David Miguel, também contará com os seus principais quesitos.
No vocal, para compor o time feminino, estão as cantoras oficiais do Piratas da Batucada Cris Matos e Mariza Black. O evento também vai anunciar e apresentar ao público presente, de forma surpresa, o quarto cantor já contratado pela agremiação. Para Sandro Sena, presidente da escola, o arrastão de aniversário é um grande encontro para confraternizar e divulgar à sociedade o que vem sendo trabalhado na escola.
“Nós planejamos uma grande mobilização festiva para toda a comunidade, quem gosta de samba ou quer conhecer um pouco mais do trabalho do Piratas. São 49 anos de história. Uma vida que se iniciou em um bloco de rua e chegamos tão longe com títulos, vivência de responsabilidade social e de transformações na vida de muitas pessoas que fazem e vivem de cultura e arte”, disse. Os arrastões da escola ocorrerão todos os domingos até o grande desfile de Carnaval, dia 11 de fevereiro.
No Jurunas, a concentração na quadra do Rancho começará um pouco mais cedo, às 15h, fazendo um percurso pelo bairro usando um trio elétrico puxado pelos seus artistas. O ponto final do arrastão será também a sede da escola, onde haverá uma grande festa, com a presença das mulatas e outros quesitos da escola, assim como a famosa Bateria Furacão e os cantores Moisés Fidelidade, Brenda Moraes, Helinho Moreno, Darley Darlen, Mestre Meia Noite e Tiago Lobato (Sambloco).
A escola também deve fazer uma homenagem ao músico Pedrinho do Cavaco, que foi o vencedor do primeiro festival de samba-exaltação do Rancho. Ele faleceu na última quarta-feira, 28. Os músicos envolvidos na programação, garantem que será um momento de união e recomeço para toda a escola. “Eu estou muito ansiosa… Vai ser o primeiro arrastão do ano, dando aquele pontapé com o pé direito, com muita vontade de entregar o meu melhor para a minha escola que amo de paixão, sempre junto com meus amigos porque o Rancho é união, é comunidade”, diz Brenda Moraes.
O repertório dela vai do samba e pagode romântico até o mais animado, alguns samba-reggae, “tudo com muito suingue pra ninguém ficar parado”, garante Brenda. Seu colega de microfone, o sambista Darlen Darlen, que também é diretor musical da escola, promete trazer um repertório diferente com os sambas-enredos campeões do Rancho. “Estamos preparando a escola para a conquista de mais um título do carnaval paraense”, diz ele, que deve cantar pérolas como “Amanheceu”, “Jubileu” e “Pega o Pião”.
Para quem é branco e grená, o Arrastão do Quenzão de Ano Novo fará sua concentração a partir das 16h, na Praça Eneida de Moraes, com saída às 17h em direção ao Castelão do Samba, sede do Quem São Eles. A presidente da escola, Rita Lobato, destaca que a programação contará com a participação dos quesitos, comissão de frente, baianas, “inclusive vamos anunciar e apresentar nossa rainha da bateria Carnaval 2023”, adianta ao público.
Com a participação dos brincantes, simpatizantes e todos que amam o Carnaval, esta também será uma oportunidade de afinar o canto do samba-enredo da escola para o Carnaval 2023. “Ele já está na boca e no coração do povo. Uma homenagem aos 120 anos da Tuna”, acrescenta Rita. “Vamos sair pelas ruas do Umarizal com muito samba e alegria, até a nossa quadra. Na chegada, teremos uma roda de samba com a nossa Orquestra de Percussão ao comando do nosso maestro Pedro Paulo e seus auxiliares, assim como os nossos intérpretes. Vem com a gente, vem pro Quenzão!”, convida a presidente.
CHEGUE LÁ
Arrastão de Ano Novo do Quem São Eles
Quando: Domingo, 1º.
Circuito: Concentração às 16h, na Praça Eneida de Moraes (Av. Alcindo Cacela), com chegada na sede do Quem São Eles (Av. Alm. Wandenkolk).
Quanto: Gratuito.
Arrastão do Rancho
Quando: Domingo, 1º
Circuito: Concentração a partir das 15h, com saída e chegada na quadra do Rancho (Tv. Honório José dos Santos, 758 – Jurunas)
Quanto: Gratuito.
Arrastão de Aniversário da Piratas da Batucada
Quando: Domingo, 1º
Circuito: Concentração a partir das 16h, na avenida Pedro Miranda esquina com a travessa Perebebuí, com chegada no final da Aldeia Cabana.
Quanto: Gratuito.