Em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, 28, a Marinha do Brasil promoverá ações educativas e de fiscalização em cidades do Pará e do Amapá. As ações contarão com instalação gratuita de coberturas de eixo de motor e distribuição de toucas de proteção para os cabelos e de cartilhas educativas.
Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do couro cabeludo. Esse grave acidente ocorre, sobretudo, nos rios do Pará e do Amapá, em embarcações de pequeno porte, durante a pesca artesanal ou transporte de passageiros, quando os cabelos compridos, na maioria dos casos, de mulheres e meninas, se enrolam nos eixos e partes móveis dos motores.
Portel
De 24 a 30 de agosto, em Portel (PA), local com maior incidência de acidentes com escalpelamento (foram registrados oito casos nos últimos seis anos), a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e a Comissão Estadual de Enfrentamento dos Acidentes com Escalpelamento (CEEAE) vão unir esforços em ações educativas e de fiscalização do tráfego aquaviário. O objetivo é difundir orientações para a população ribeirinha, a fim de erradicar este tipo de acidente na região. Essas orientações ocorrerão em escolas municipais e estaduais localizadas nas zonas urbanas e rurais, em centros comunitários, em portos, em feiras e em locais com maior fluxo de pessoas, onde também serão instaladas coberturas de eixo de embarcações.
Santarém
No dia 28 de agosto, Inspetores Navais da Capitania Fluvial de Santarém (CFS) orientarão o público sobre o tema durante as abordagens a embarcações. Nas praias do município, serão distribuídos coletes salva-vidas e instaladas coberturas de eixo de embarcações.
Amapá
No dia 28 de agosto, em Macapá e em Santana, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) vai promover palestras em escolas e comunidades ribeirinhas. Serão distribuídos panfletos e cartilhas contendo orientações sobre segurança da navegação. Nos portos de Santana, a CPAP fará instalações de cobertura de eixo.
Segurança da navegação
A Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Lei 9.537/97) prevê a obrigatoriedade do uso de proteção nas partes móveis das embarcações. Interessados na instalação cobertura de eixo devem entrar em contato com as Capitanias. A instalação é gratuita.