Interessados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2024 têm até terça-feira, 27 de agosto, para se inscrever. O financiamento está disponível para estudantes de cursos superiores pagos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Nesta edição, são oferecidas 70 mil vagas, com mais 112 mil previstas para o ano inteiro. O edital foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em 21 de agosto.
Inscrições: Gratuitas e realizadas pelo Fies Seleção no portal Acesso Único. É necessário criar uma conta no gov.br se for o primeiro acesso. Após logar, preencha o CPF e senha para acessar o Fies Seleção e concluir a inscrição. Os candidatos podem escolher até três cursos, indicando a ordem de preferência.
Requisitos para participação:
- Ter participado do Enem a partir de 2010, com nota válida até a abertura das inscrições.
- Média aritmética de 450 pontos nas cinco provas.
- Nota superior a zero na redação.
- Não ter participado do Enem como “treineiro”.
- Renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Não poderão participar candidatos com financiamentos anteriores não quitados ou em período de utilização.
Datas importantes:
- Resultado da seleção: 9 de setembro.
- Complementação da inscrição para pré-selecionados: 10 a 12 de setembro.
- Convocações da lista de espera: 16 de setembro a 29 de outubro. A complementação deve ser feita em até três dias úteis após a convocação.
Novidades desta edição:
- Reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
- O Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no CadÚnico. Possibilidade de financiar até 100% dos custos educacionais.
Sobre o Fies: Instituído pela Lei nº 10.260 de 2001, o Fies oferece financiamento a estudantes de instituições de educação superior privadas com avaliação positiva no Sinaes. Desde 2018, oferece juros zero para quem mais precisa, com condições variáveis conforme a renda familiar. É necessário ter participado do Enem desde 2010, com médias específicas e renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.
*Com informações do site Gov.br