O Círio de Nazaré se aproxima e, com isso, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) deu início à primeira edição de 2024 do Círio Solidário, neste sábado, 24. Na ocasião, centenas de pessoas se reuniram na Praça Santuário, em Nazaré, em buscas dos serviços de emissão de documentos, atendimentos médico e odontológico, feira de adoção de pets, em parceria com o abrigo Au Family, e aconselhamento espiritual.
Realizado desde 2020, durante a pandemia da Covid 19, o Círio Solidário segue atuando como uma grande ação social, desenvolvida à comunidade. “Voltamos com o Círio Solidário, um projeto que surgiu durante a pandemia, em 2020, e que veio ampliando e ganhando mais parceiros, sempre com serviços gratuitos”, contou Antônio Salame, coordenador do Círio 2024.
E, de acordo com o coordenador do Círio 2024, nesta edição, a procura da população pelos serviços superou as expectativas da DFN. “A gente tinha pedido 500 atendimentos, e a gente está vendo que a procura foi muito grande. Então foi uma surpresa para nós, que Deus nos permita atender a todos naquilo que a gente conseguia”, disse.
Dentre as ações, os atendimentos médico e odontológico foram os mais procurados pela população. Morador do bairro da Condor, José Antônio, aposentado, veio ao Círio Solidário em busca de manutenção nos dentes e gostou da ação que pontuou que esse tipo de evento deveria ser mais frequente.
“Eu não poderia perder essa oportunidade e vim aqui hoje para mostrar meus exames. Está sendo maravilhoso o atendimento aqui, pessoas muito educadas tratando a gente, maravilhoso. Daqui eu vou ser até encaminhado para outro setor. Achei muito importante a Igreja realizar esse evento e poderia ser pelo menos de três em três meses”, avaliou.
Já no setor de aconselhamento espiritual, a emoção tomou conta da dona de casa Rosicleia Cunha. Em busca de superar o luto, a moradora do município de Marituba ressaltou que o colo da Nossa Senhora de Nazaré sempre será o seu melhor abrigo.
“Seja para agradecer ou pedir, eu tenho certeza que a Nazinha estará sempre ao meu lado. Hoje eu estou aqui, em busca dos conselhos do dia a dia, para aprender a lidar com a falta que a minha mãe me traz, e eu posso afirmar que é algo transformador, um experiência que enche espiritualmente”, afirmou.
BALANÇO
Totalização dos atendimentos
CÍRIO SOLIDÁRIO 2024
39 Fisioterapia
49 Angiologia
41 Clínica geral
40 Cardilogia
38 Gastro
79 Odontologia
90 Glicemia e pressão
Total de Atendimentos Médicos – 284
2ª via de Certidão 250
Atendimento jurídico 64
RG 150
Foto 320
CPF 7
Carteira de trabalho 4
31 Aconselhamentos Espirituais
07 confissões