BELÉM VAI BOMBAR!

Themônias se unem no Festival Rejeita este fim de semana

O Movimento das Themônias realiza neste sábado, 24, e domingo, 25, o Festival Rejeita, no Bar Samaúma, em Nazaré

Com programação de dois dias, festival é uma ação coletiva da Associação Cultural das Themônias da Amazônia FOTO: DIVULGAÇÃO
Com programação de dois dias, festival é uma ação coletiva da Associação Cultural das Themônias da Amazônia FOTO: DIVULGAÇÃO

O Movimento das Themônias realiza neste sábado, 24, e domingo, 25, o Festival Rejeita, no Bar Samaúma, em Nazaré. Performances drags, shows, roda de conversa, Ball e brincadeiras estão na programação, que começa a partir das 18h e é gratuita.

“Pensamos nele coletivamente. Foi tudo muito rápido. Domingo passado, durante uma reunião, pensamos: por que não fazer? E sim, resolvemos meter a cara. No mesmo dia, após vazarem informações, propositalmente, em grupos de conversa, uma encharcada de artistas, produtores e fazedores da cultura nos procuraram. Ia ser um evento de um dia. Mas acabou virando dois”, falou Xirley Tão, drag criada pelo biólogo e professor Adriano Furtado, que está na produção do evento.

O propósito é reunir pessoas das artes e outras vertentes para conversar, se sentir junto e acolhido. “É sempre bom se juntar e ver que não estamos sozinhos. É importante dialogar para não perder as forças. Fazer arte na Amazônia não é uma tarefa fácil. Precisamos, sim, sempre nos juntarmos para não pararmos nesse caos. Isso é o Movimento das Themonias”, disse Xirley Tão.

O primeiro dia, batizado de “Eco da Bagunça”, terá discotecagem com DJ, apresentações drags e muito mais. “Teremos os DJs mais queijinhos da cidade, apresentações de drags, brincadeiras, e o palco vai estar aberto para quem quiser se apresentar. Chega cedo e te inscreve”, contou Xirley Tão.

Já o domingo é dia de “Eco da Ressaca”, que começa com uma roda de conversa sobre produção cultural na Amazônia. Depois, acontece uma Ball (celebração da cultura queer, com espécies de batalhas drags) organizada pela Haus Of Carão. E atrações musicais e, fechando a noite, só discotecagem.

“A ideia do evento veio no subconsciente coletivo (risos), foi praticamente todo mundo junto. Montar um evento grande, com muitos nomes incríveis, não é uma tarefa fácil. As pessoas nos procuraram voluntariamente. Ninguém ganha nada. Ninguém paga nada. É tudo de graça. Diria que é um evento feito com afeto”, finalizou Xirley Tão.

Uhura Bqueer, Tristan Soledade, Bacu Rabazônia, Grupo de Carimbó Carimônias, Xirley Tão e Antônio de Oliveira são algumas das atrações já confirmadas no evento.

  • Festival Rejeita
  • Uhura Bqueer, Tristan Soledade, Xirley Tão e Antônio de Oliveira e outras atrações
  • Quando: 24 e 25 de agosto, a partir das 18h.
  • Onde: Bar Samaúma (Av. Generalíssimo, entre Nazaré e Brás de Aguiar – Nazaré)
  • Quanto: Gratuito