O Centro de Convenções Sebastião Tapajós, no município de Santarém, no oeste paraense, está pronto para receber a 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), considerada a maior feira de turismo da região Norte do Brasil.
Esta será a primeira vez que o evento será realizado fora da capital paraense, Belém, e traz como tema “Amazônia Viva: Encontros Mágicos nos rios Tapajós e Amazonas”. A FITA é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e começa nesta sexta-feira, 23, com extensa programação até o domingo, 25.
“É uma feira idealizada para divulgar os produtos turísticos da Amazônia. O polo do Tapajós é um dos destinos turísticos mais visitados do estado e por isso vimos a oportunidade de sair de Belém para essa região, que respira turismo”, destacou a diretora de produtos turísticos da Setur, Alessandra Plampona.
Exposição – A FITA 2024 conta com 64 expositores de todo o Pará e também de outros estados amazônicos, que vão apresentar roteiros turísticos e produtos associados, como artesanato, manifestações culturais e gastronomia, durante a programação.
Um deles é Edielson Pedroso, que trabalha como artesão na comunidade Irurama, região do Eixo-forte, há quase 10 anos. Ele já deixou tudo arrumado para apresentar os produtos durante os dias de feira.
“A expectativa é grande. É a primeira vez que participo. Esperamos que o público venha conhecer e leve uma lembrancinha daqui de Santarém. Eu trabalho com ouriço de castanha, madeira, bambu, cipó. Produtos reciclados que uso para fazer minha arte e transformo e muitas coisas. O espaço está muito bonito, uma coisa de acariciar os olhos da gente”, ressaltou o artesão.
Programação – Além da exposição no espaço principal da feira, a programação da FITA também contempla seminários, mesas-redondas, encontros de interlocutores, palestras, painéis e workshops voltados para o tema, integrando o evento à discussão da temática da COP-30.
Os dois primeiros dias da FITA ainda contarão com Feirão de Produtos Turísticos (espaço para comercialização direta ao público final), Rodada de Negócios; Espaço do Conhecimento Técnico-científico baseado em três eixos: sustentabilidade, inovação e governança, além de ações promocionais como Famtour, para operadores e agentes de viagens. A Feira também sediará o 1º Feirão do Turismo ‘Conheça o Brasil’, promovido pelo Ministério do Turismo, para oferecer pacotes de viagem, hospedagens e passeios turísticos com descontos aos interessados. Além da Cozinha Show, que promete ser uma vitrine de inovação e tradição gastronômica com o Espaço Senac “Sabores do Rio e da Terra”.
O último dia de evento, dia 25, será destinado às vivências em Santarém para os participantes da FITA. Durante os três dias de programação, haverá shows culturais. Nos dias 23 e 24, no Centro de Convenções; e no domingo, na orla de Santarém.
“O foco principal da feira é se divulgar turisticamente. Mas o turismo não se faz sozinho, por isso vamos ter a cultura, gastronomia, artesanato. Tudo o que está ligado ao turismo. A FITA é aberta ao público e a gente convida todo mundo para participar”, concluiu Alessandra.
Serviço: A 12ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) ocorre de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém. A entrada é gratuita. Para conferir a programação completa e se inscrever para entrada e participação nas palestras, acesse o site.