No próximo dia 26 de agosto, segunda-feira, ocorre na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré o Dia do Mandato, que marca a abertura da programação oficial do Círio 2024. A partir das solenidades devem iniciar as peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses.
Esta tradição tem como objetivo fazer a preparação espiritual dos devotos para a grande festa da Rainha da Amazônia. Durante as missas que serão nos horários de 7h, 9h, 12h e 18h, serão abençoadas as imagens da Virgem de Nazaré que percorrerão diversos bairros de Belém.
As missas das 7h e das 18h serão também transmitidas pelas plataformas digitais do Santuário da Rainha da Amazônia, Facebook e YouTube.
História
A peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 1972 pelo padre Giovanni Incampo, então pároco da Basílica Santuário, com o intuito de uma melhor preparação espiritual dos devotos para o Círio. Em junho deste mesmo ano, o Padre Redentorista Daniel Tamaccia veio à capital do Estado do Pará como pregador do Círio. Ele, que na região Sul do país já tinha experimentado a eficácia evangelizadora da peregrinação, sugeriu ao padre Giovanni que, ao invés das pregações ocorrerem somente durante a quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, se fizesse uma prévia evangelização um mês antes da procissão do Círio.
Diante disto, o Padre Daniel Tamaccia preparou um esquema de orações para que as pessoas se orientassem durante as peregrinações. Àquela altura, foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos leigos que trabalhavam na Basílica e que formavam os grupos evangelizadores.
Cada grupo se comprometeu a visitar cerca de 30 famílias. Logo no primeiro ano, as peregrinações aconteceram em, aproximadamente, nove mil residências. Durante os 30 dias de peregrinação, todas as famílias abriam as portas de suas casas para a Virgem de Nazaré. Foi uma verdadeira evangelização. A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias de Belém também pediram para realizar as peregrinações.
Atualmente, igrejas de vários municípios do Estado se envolvem nesse processo de evangelização. Em 1994 foi introduzido o Livro 15 das Peregrinações, um guia que inspira e aproxima os fiéis durante as romarias pelos lares paraenses, que acontecem nos meses de agosto e setembro, em preparação para o Círio.