INFRAESTRUTURA

Estado entrega obras e asfalto na Terra Firme, em Belém

Foram entregues quatro ruas asfaltadas pelo Governo do Pará, que ainda vai asfaltar mais 22 ruas no bairro

Reprodução: Agência Pará
Reprodução: Agência Pará

A “Caravana do Asfalto” em 2024 segue beneficiando a população com novas obras de pavimentação e, na noite desta quarta-feira, 21, o governador do Pará, Helder Barbalho, entregou mais quatro ruas com asfaltamento no bairro da Terra Firme, em Belém. Desde 2019, o governo estadual já destinou 17 quilômetros de asfaltamento para o bairro, um dos mais populosos da capital paraense.

“Todos os dias estamos fazendo entregas de pavimentação de ruas em Belém, Ananindeua, na Região Metropolitana e nos 144 municípios do Estado. Só aqui na Terra Firme nós já fizemos 17 quilômetros de asfalto e agora vamos começar mais 22 ruas. São ruas que ainda não receberam o benefício, mas que o povo sabe que pode acreditar, porque o asfalto está chegando. Aqui é um exemplo. Moradores que ficaram décadas pisando na lama, com a poeira, agora têm asfalto na porta de casa para valorizar o imóvel, melhorar a qualidade de vida, vê o filho ir para o colégio sem precisar estar com o tênis e a farda suja, todo mundo podendo ter orgulho de viver em uma rua melhor, em uma rua de qualidade”, destacou o governador Helder Barbalho.

Coordenadora das ações do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, a vice-governadora Hana Ghassan enfatizou que o bairro da Terra Firme receberá novas obras de pavimentação asfáltica. 

“Quem mora em uma rua que não tem asfalto sabe como é quando o benefício chega. E quero dar uma boa notícia. Nós já fizemos na Terra Firme, enquanto Governo do Estado, 17 quilômetros de asfalto, mas a ‘Caravana do Asfalto’ não para. Nós começamos a pavimentação de mais 22 ruas aqui na Terra Firme. Dessas 22 ruas, em 16 já iniciamos os serviços. E a partir de segunda-feira estaremos visitando as ruas que já tiveram a pavimentação iniciada, para que fique um trabalho de qualidade, pois a população merece ter orgulho de ser belenense, paraense. A ‘Caravana do Asfalto’ chegou para ficar na Terra Firme”, falou Hana Ghassan.

O Programa “Asfalto Por Todo o Pará” integra as ações de urbanização do Governo do Estado. O investimento nas ruas da Terra Firme garantiu os serviços de terraplanagem, drenagem pluvial superficial e profunda, pavimentação, calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). 

As vias beneficiadas com a chegada do asfalto, nesta quarta, 21, foram: a Rua da Paz, Rua Parque Amazônia, Passagem Fortaleza e um novo trecho da Passagem Belo Horizonte. “Eu acordo e ainda não caiu a ficha de ver a nossa rua asfaltada. Nós nunca pensávamos em ter uma rua desse jeito, a gente agradece ao governador Helder Barbalho. Moramos há 31 anos aqui e não tínhamos recebido esse benefício”, falou a autônoma Maria do Socorro.

O comerciante Edson Almeida, que reside na Rua Parque Amazônia, lembra das dificuldades antes da chegada do asfalto e exalta o novo momento. “Melhorou 100% com o asfalto que chegou. Quando não tinha, era muita lama, praticamente aqui na frente se formava uma cratera. Os carros passavam e jogavam a lama para dentro do meu comércio, ficava impossibilitado de vender. Agora a gente trabalha melhor, sem a poeira e a lama. Tenho uma filha autista e para andar com ela para as terapias era difícil. A gente agradece ao governador Helder Barbalho pelo asfalto”, contou o morador.

Asfalto Por Todo o Pará – Maior programa de infraestrutura e mobilidade urbana da história do Estado, o “Asfalto Por Todo o Pará” já disponibilizou 234,8 quilômetros de pavimentação asfáltica para Belém, ampliando o acesso por parte da população de serviços básicos, como transporte, saúde e segurança.

“Seguimos trabalhando junto ao governador, Helder Barbalho, e à vice-governadora, Hana Ghassan, em todas as regiões do Pará. A lama e a poeira não são boas para a saúde e nem para o caminhar das pessoas. A chegada do asfalto em cada bairro da nossa capital Belém visa melhorar a trafegabilidade, o transporte e facilitar a chegada dos órgãos de segurança”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.