O Paysandu faz, hoje, diante do Avaí-SC, a partir das 20h, no estádio da Ressacada, em Florianópolis, Santa Catarina, o 2º dos dois jogos seguidos fora de casa pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Papão vem de um empate, por 1 a 1, diante do Botafogo-SP e busca a vitória para retornar a Belém trazendo quatro pontos na bagagem e uma melhor posição na classificação. O time paraense, que não vence há cinco rodadas, é o 15º colocado, com 25 pontos, estando mais próximo da zona de rebaixamento que da área de acesso à Série A. Situação diferente da vivida pela equipe da casa.
Enquanto o Papão tenta espantar a ameaça de entrar na zona de “degola”, o time catarinense, digamos, respira tranquilo no campeonato, podendo sonhar com a parte superior da classificação. O Leão do Sul soma 31 pontos. Mas, curiosamente, o Paysandu costuma aprontar das suas jogando contra adversários em situação superior, como aconteceu na vitória, na Curuzu, diante do América-MG, que até então era a única equipe invicta no campeonato em sete rodadas.
O Papão não vence há cinco rodadas e, claro, é pressionado pela necessidade de reabilitação. O retrospecto recente do time na Segundona registra três derrotas e dois empates. Mas, não é apenas a sequência de resultados indesejados que atormenta o time. O grupo bicolor vai para o confronto com o Avaí totalmente desfigurado em relação a base da formação que, costumeiramente, vem sendo utilizada em seus últimos jogos no campeonato. As baixas começam logo pela orientação da equipe à beira do gramado, com o técnico Hélio dos Anjos, suspenso, sendo substituído por seu filho e auxiliar Guilherme dos Anjos.
A equipe paraense, além de seu comandante, também não terá em sua defesa o lateral-direito Edilson e o zagueiro Lucas Maia. O 1º suspenso pelo 3º cartão amarelo e o 2º lesionado. No meio de campo, o volante João Vieira, apontado como a principal perda do time, também cumpre suspensão. Na parte ofensiva, Paulinho Boia, lesionado, também, retornou a Belém, assim como os demais impossibilitados de enfrentar o Avaí.
Completando a lista de bicolores fora de combate aparecem os reservas Wanderson (zagueiro), Bryan Borges (lateral e meio-campista) e Léo Pereira (lateral). Destes, apenas Pereira está lesionado. Os demais cumprem suspensão por expulsão.