Pará

Moradores e visitantes de Salinas entram 2023 com nova Orla da Beira-Mar

A área revitalizada tem aproximadamente 800 metros de extensão na linha da Praia do Maçarico, e uma área de urbanização em torno de 16 mil metros quadrados (m²). Foto: Marco Santos/Ag. Pará
A área revitalizada tem aproximadamente 800 metros de extensão na linha da Praia do Maçarico, e uma área de urbanização em torno de 16 mil metros quadrados (m²). Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Resultado de um investimento de R$ 56 milhões do governo do Pará, Salinópolis, no nordeste do estado, agora tem uma nova Orla da Beira-Mar. O equipamento estrutural agrega ainda mais valor à beleza natural do município, e será entregue junto com o novo muro de arrimo da praia do Maçarico.

A intervenção estruturante fez do local o mais novo ponto turístico do município, disputado por paraenses e por turistas de fora do Pará neste período de virada de ano.

“Antes, a população da cidade não tinha fácil acesso a um local que proporcionasse lazer para as famílias, as crianças. Agora ficou mais fácil passar a virada do ano em família num local adequado, com acessibilidade. A expectativa é grande também para os ambulantes que esperam conseguir aumentar suas rendas não só nessa época, mas em todo o ano”, opinou a estudante, que mora em Salinas, Paula Maciel.

A nova orla gerou 400 empregos durante a construção do projeto, dando oportunidade de renda para a mão de obra local. A área reconstruída fica na antiga pracinha e tem aproximadamente 800 metros de extensão. São cerca de 16 mil m² de urbanização com serviços de nova iluminação, lanchonetes terceirizadas, academia ao ar livre, parque infantil, quadras de areia.

O amplo espaço de lazer tem áreas que permitem a contemplação do mar, e conta também com a escadaria de acesso ao segundo patamar, estacionamento, ciclofaixas, além de mais de três quilômetros de ruas asfaltadas no em torno da nova orla da Beira-Mar.

“Como estudante de Turismo, eu vejo que a cidade já tem as belezas que nasceram aqui, então, com a chegada da nova orla veio um novo atrativo para turistas, veranistas e moradores, que agora chegam e vislumbram essa linda paisagem, o que não era possível antes da obra. A erosão e a maré estavam acabando com a orla”, destacou o estudante Antônio da Silva.

Contenção da erosão

O trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) incluiu a construção de um muro de arrimo para a contenção das ondas do mar, e ainda, um sistema de drenagem.

A Prefeitura Municipal de Salinas tem boas expectativas para a maior atratividade de visitantes, o que consequentemente contribuirá para a economia municipal. O município tem cerca de dois mil trabalhadores informais.

“Nós moradores ganhamos com os recursos que entram, com os visitantes que veem nos conhecer, experimentar a nossa culinária. Então, está muito melhor do que era. Minha família é comerciante e ver o aumento do número de pessoas nos deixa felizes porque sabemos que isso gera renda para a população. Estamos ansiosos para aproveitarmos o local”, comemora Antônio da Silva.