O Governo do Estado, através da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), publicou no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, 28, um edital de chamamento público aos municípios interessados em receber novas unidades dos complexos comunitários denominados Usinas da Paz (UsiPaz).
As Usinas da Paz são grandes complexos comunitários, com área construída de aproximadamente 5000 m2, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como: teatro, quadra poliesportiva, dojo de artes marciais, um prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas, etc..) e um prédio chamado Usina, destinado a atividades de qualificação profissional e educação.
Estes equipamentos foram criados para a execução de serviços públicos em municípios com escassez destes serviços.
Para celebração de Termo de Adesão, o Estado do Pará selecionará, prioritariamente, os municípios com as seguintes características: municípios com população superior a 50.000 habitantes e IDH-M situado na faixa de 0,41 e 0,65; municípios com IDH-M abaixo de 0,43; e municípios com população superior a 200.000 habitantes com territórios apresentando elevados índices de criminalidade, segundo critérios de medição e estatística fornecidos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup);
A seleção dos municípios levará em consideração, além dos critérios definidos no edital, o atendimento às necessidades de todas as regiões do Estado e as disponibilidades financeira e orçamentária para a execução do programa.
Os Municípios interessados na celebração de parceria com o Governo do Estado do Pará para recebimento de unidades das Usinas da Paz deverão assinar Termo de Adesão ao Programa Territórios pela Paz.
Ao manifestarem interesse em celebrar Termo de Adesão com o Estado do Pará, as Prefeituras assumem alguns compromissos, entre eles: apresentar, no prazo de 15 dias, proposta técnica indicando, preferencialmente, duas opções de imóvel para que o Estado do Pará possa selecionar, com base nos critérios do programa Territórios pela Paz, aquele com maior aderência aos requisitos do Programa – como, por exemplo, estar situado em uma área de carência de serviços públicos e com baixo índice de desenvolvimento – , devendo o terreno apresentar área igual ou superior a 10.000 m2, espaço necessário para desenho do projeto arquitetônico básico de uma Usina da Paz.
Além disso, o município interessado deve providenciar a infraestrutura básica para o entorno da área, como fornecimento de água e coleta de águas pluviais e auxiliar o Estado do Pará no processo de obtenção de licenças, autorizações, permissões e alvarás de sua responsabilidade, necessários à execução das obras.
A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) disponibilizará, no endereço eletrônico http://www.seac.pa.gov.br/, a relação dos entes federativos que manifestaram interesse no recebimento de novas unidades das Usinas da Paz.
A aprovação dos projetos executivos para construção de novas Usinas da Paz fica condicionada a uma Usina por usina por município, exceto na região metropolitana, bem como à disponibilidade orçamentária do Estado do Pará. Mais detalhes sobre as obrigações e deveres de cada município interessado podem ser conferidos na edição extra do Diário Oficial do dia 27 de dezembro.
PROGRAMA DE ESTADO
Criado pelo Governo do Pará em 2019, o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) foi institucionalizado pelo governador Helder Barbalho como política de Estado, ou seja, um programa permanente. Aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais durante a última sessão de 2022 na Assembleia Legislativa (Alepa), nesta terça-feira (20), a Lei nº 9.771, que prevê essa mudança, foi sancionada pelo governador Helder Barbalho e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23).
USINAS EM FUNCIONAMENTO
Atualmente estão em funcionamento a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde outubro do ano passado; a UsiPaz Cabanagem, em Belém, desde janeiro deste ano; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba, desde março deste ano; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro Benguí, também em Belém, desde março, as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado, desde maio e junho, respectivamente; e UsiPaz Jurunas/Condor, entregue em outubro, deste ano, e a mais recente, a UsiPaz Terra Firme, também na capital do Estado.