Pará

Jader Filho deve ser ministro das Cidades de Lula, afirmam sites

Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciam a retomada do 'Minha Casa, Minha Vida', e entregam milhares de unidades na Bahia, nesta terça. Obras também serão retomadas em Belém. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciam a retomada do 'Minha Casa, Minha Vida', e entregam milhares de unidades na Bahia, nesta terça. Obras também serão retomadas em Belém. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os principais sites e emissoras de TV do País revelaram nesta terça-feira, 27, que o presidente do diretório estadual do MDB no Pará e presidente do Grupo RBA, Jader Filho, deve ser o ministro das Cidades do Governo Lula. Segundo o site da Folha de São Paulo, o empresário, que é irmão do governador Helder Barbalho e filho do senador Jader Barbalho e da deputada federal Elcione Barbalho, deve ter uma reunião ainda nesta terça-feira  com representantes do governo de transição para acertar os detalhes.

A bancada paraense elegeu 9 dos 42 deputados do MDB, tornando-se a maior do partido na Câmara dos Deputados a partir de 2023. Com isso, ganhou preferência na escolha de um nome da legenda para comandar um ministério e cacifou Jader Filho, que comanda a sigla no estado.

A notícia também foi publicada no canal Globo News e em sites da Globo nesta terça. O Estadão já havia ventilado esta possibilidade nos últimos dias, segundo uma reportagem publicada no site do jornal paulista.

Segundo o colunista do UOL, jornalista Tales Farias, o MDB deve ficar assim com três pastas no governo Lula. Uma delas, já confirmada, terá à frente a senadora Simone Tebet, que vai comandar o Ministério do Planejamento. Renan Filho, que é filho do senador Renan Calheiros, deve assumir o Ministério dos Transportes. E a terceira vaga da sigla seria comandada por Jader Barbalho Filho.

MINISTROS JÁ CONFIRMADOS

1 – Fazenda – Fernando Haddad
2 – Defesa – José Múcio Monteiro
3 – Casa Civil – Rui Costa
4 – Justiça e Segurança Pública – Flávio Dino
5 – Relações Exteriores – Mauro Vieira
6 – Cultura – Margareth Menezes
7 – Trabalho – Luiz Marinho
8 – Educação – Camilo Santana
9 – Relações Institucionais – Alexandre Padilha
10 – Secretaria-Geral da Presidência da República – Márcio Macêdo
11 – Advocacia-Geral da União (AGU) – Jorge Messias
12 – Ministério da Saúde – Nísia Trindade
13 – Ministério da Gestão e Inovação – Esther Dweck
14 – Ministério de Portos e Aeroportos – Márcio França
15 – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – Luciana Santos
16 – Ministério das Mulheres – Cida Gonçalves
17 – Ministério do Desenvolvimento Social – Wellington Dias
18 – Ministério da Igualdade Racial – Anielle Franco
19 – Ministério dos Direitos Humanos – Silvio Almeida
20 – Ministério da Indústria e Comércio – Geraldo Alckmin
21 – Controladoria-Geral da União (CGU) – Vinícius Carvalho