Pará

Procura pelos banhos de cheiro se intensifica

Banho do descarrego, banho de chama, banho de cheiro e defumação pela casa. As erveiras garantem que esse kit é eficiente, abre os caminhos e atrai coisas boas para o ano que se aproxima. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Banho do descarrego, banho de chama, banho de cheiro e defumação pela casa. As erveiras garantem que esse kit é eficiente, abre os caminhos e atrai coisas boas para o ano que se aproxima. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Trayce Melo

Com a chegada do ano novo se aproximando, a procura por ervas regionais para usar nos banhos e atrair boas energias começa a aumentar. O tradicional banho de cheiro da virada de ano pode ser encontrado no Ver-o-Peso.

As erveiras (como são chamadas as vendedoras de ervas do Mercado do Ver-o-Peso), preparam o banho completo, com descarrego, banho de chama e defumação. Para as erveiras, o kit do ano novo é eficiente: primeiro se faz o banho do descarrego, depois o banho de chama, em seguida o banho de cheiro e encerra com a defumação pela casa.

A média de valor dos kits varia entre R$ 30 e R$ 50 e quem estiver interessado precisa comprar logo porque as primeiras simpatias começaram a vender logo no início do mês de dezembro.

O banho de cheiro é o mais famoso e vende pronto em uma garrafa de meio litro que pode ser diluída e ainda render para mais pessoas. Segundo a erveira Miraci Silva, que trabalha há mais de 40 anos no Ver-o-Peso, a procura está grande este ano pelos banhos de cheiro.

“A procura começou no início do mês, porque muitas pessoas se anteciparam para poder tomar o banho no Natal e Ano Novo, algumas viajam, então já se preparam. Agora a tendência é que melhore as vendas, se intensificando agora faltando poucos dias para o ano novo. Nesse período as vendas melhoram 100% em relação aos outros meses. É pobre, rico, classe média, não tem distinção, todo mundo quer tomar o banho de cheiro, porque já é uma tradição cultural em nosso Estado”, explica.

Ela também conta que no banho de cheiro que prepara para o ano novo leva o “abre caminho”, a “chama”, o “dinheiro em penca” e o “levante”. “O “abre caminho” para poder abrir os caminhos, a “chama” para poder chamar as coisas boas no modo em geral, o “dinheiro em penca” para sair do vermelho e o “levante” para poder levantar o astral, porque na verdade as pessoas ainda estão um pouco com um pé lá e outro aqui, então elas gostam de tomar o banho completo“, diz.

“E a gente aconselha que tenha que ter para tirar todas as energias negativas. No banho de “descarrego” (banho de 21 ervas), já vão todas as coisas para descarregar. Inclusive vai o amoníaco, a cachaça, o sal virgem, ou seja, se você comprar o banho completo não precisa comprar o sal grosso”, sugere.

A erveira garante que o segredo para o banho funcionar é apenas acreditar. “Na hora de tomar banho, o segredo é fazer tudo de forma positiva e em contato com Deus para abrir os seus caminhos. Evite também contar seus planos para outras pessoas”, aconselha.

BENEFÍCIOS

Segundo Nazaré dos Santos Coelho, que trabalha há 57 anos no Ver-o-Peso, o banho de ano novo traz muitos benefícios e revela que o toque especial do banho são as ervas. O que não pode faltar no banho de cheiro do ano novo, são: “manjericão”, “catinga de mulata”, “chama”, “manjerona da Angola”, “alecrim de Angola”, “abre caminho” e o “patchouli”. Essas são as ervas principais que precisam conter. Tem algumas erveiras que gostam de colocar “folha de elefante” também, ela ajuda a levantar o astral.

“Tem o banho macerado só dela, que tem esse propósito e é muito bom. Os banhos de cheiro do Ano Novo tem muita saída, graças a Deus eu já tenho alguns fregueses certos, que quando chega algumas épocas já vêm prontos para comprar. Tanto as ervas como os banhos prontos para quem não tem tempo de preparar em casa, só faz diluir e tomar o banho”, comentou.