
Wesley Costa
A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) homenageou nesta sexta-feira (23), a Deputada Federal Elcione Barbalho, pela sua contribuição orçamentária, que permitiu que a instituição desenvolvesse com mais êxito as suas atividades e ações de cidadania em diversos municípios paraenses. O momento, que contou com a entrega do certificado de reconhecimento “Amiga da Defensoria”, culminou com a celebração dos 300 mil atendimentos realizados pelo órgão ao longo de 2022.
O defensor público-geral do Pará, João Paulo Lédo, destacou a importância do apoio dado pela deputada para alcançar o maior número de atendimentos para emissão de documentos. “Esse serviço de cidadania é fundamental, porque ele é um direito que garante muitos outros. Tendo ciência disso, a deputada Elcione nos destinou uma emenda parlamentar no valor de R$1,5 milhão para custear o programa Balcão de Direito. Através desse valor, foi possível alcançar as mais diversas regiões do Pará, resultando nesses 300 mil atendimentos”, contou.
DEVER CUMPRIDO
Emocionada com o reconhecimento, a deputada agradeceu a homenagem prestada pelos servidores da DPE-PA, e lembrou que fomentar o serviço público é um dever de todos. “Eu tenho falado muito com o governador Helder Barbalho, sobre a questão do valor social disso tudo. Por várias vezes eu encontrei pessoas chorando com os documentos em mãos, tendo aquele sentimento de reconhecimento como cidadãos. Mas isso é o mínimo das nossas obrigações. Chegamos a 300 mil, mas muito ainda precisa ser feito. A Defensoria pode contar comigo, que vamos estar cada vez mais juntos pela melhoria do nosso povo paraense”, afirmou Elcione.
Em 2022, a DPE-PA realizou a segunda edição da Expedição Oeste, que passou por sete municípios paraenses e contabilizou 30 mil atendimentos em quase um mês de ação. Outro projeto de grande relevância social e êxito é o “Expedição Araguaia”, que emplacou, ao todo, 17.544 atendimentos para a população vulnerável de sete municípios da região Sul do Pará.