Entretenimento

Livro “Chama das Histórias” reúne vozes femininas

Dedicado à Marielle Franco, “Chama das Histórias” reúne tradições orais brasileiras. FOTO: Renato Mangolin/Divulgação
Dedicado à Marielle Franco, “Chama das Histórias” reúne tradições orais brasileiras. FOTO: Renato Mangolin/Divulgação

Ao redor do fogo, como faziam os antigos, mulheres se reúnem para contar e ouvir histórias. Cria-se um ambiente de troca, escuta e olho no olho. Um espaço de regeneração dos sonhos e dos sentidos por meio da palavra falada. Essa é a ideia do projeto “Chama das Histórias”, que surgiu a partir da iniciativa da artista Camila Costa, em 2019, e cresceu ao longo dos últimos três anos.

Depois de muitas contações de histórias ao redor do fogo, o projeto ganhou uma série de quatro episódios no YouTube, além do seminário online “Oralidade: Caminhos dos Contos de Tradição Oral”. E agora, ganha ainda mais fôlego com o livro “Chama das Histórias – O Brasil Contado por Mulheres”, que acaba de ser lançado tanto em plataforma digital (e-book) quanto impresso, comprado diretamente das mãos da autora.

O livro faz parte ainda do grupo de iniciativas selecionadas pelo edital “Retomada Cultural 2”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, em comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. Ele se destacou por fazer o registro de dez tradições orais brasileiras, vozes populares, indígenas e afrodiaspóricas, expressas no formato de contos.

“Nossa intenção é celebrar a diversidade e a riqueza das culturas brasileiras e contribuir para ampliação do acesso aos saberes guardados nessas histórias tradicionais, que atravessaram os tempos e chegaram até nós”, explica Camila. “Trata-se de uma viagem por um Brasil profundo, por vezes pouco escutado e que tanto contribui para a construção da nossa identidade nacional”, acrescenta.

Lançado no início deste mês em evento no Parque das Ruínas, no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, a obra é uma homenagem às vozes da diversidade que compõem o país e também um questionamento: “Quais vozes contam o Brasil? Quem são as heroínas e heróis da independência? Independência para quem?”.

Além disso, o projeto “Chama das Histórias” coloca a voz e a escrita feminina em posição de destaque. “Deseja-se exaltar as potências femininas através de um coletivo de narradoras-autoras composto por mulheres negras, indígenas, brancas, migrantes, de idades, corpos, sotaques e origens variadas”, destaca Camila. E é por isso que o livro é dedicado à memória de Marielle Franco. “É uma forma de homenagear uma mulher que tanto lutou e colaborou para a construção da nossa sociedade e que deixou muitas sementes. É uma maneira de ouvir o Brasil contado por mulheres”, finaliza.

Além da gestão do projeto, concepção de propostas e curadoria, Camila Costa também assume a direção artística contando com a parceria do artista multilinguagem, Ricardo Gadelha. A cada proposta, ela reúne esse coletivo de mulheres artistas da palavra. “Com elas aprendo, escuto, narro, pesquiso e sigo acreditando na força do trabalho coletivo, em redes femininas de força, afeto e beleza”, declara a artista.

*Texto: Andreza Gomes/Especial para o Você

LEIA
“Chama das Histórias – o Brasil Contado por Mulheres”
O livro pode ser lido em versão digital gratuita na plataforma Issuu ou comprado em versão impressa pelo Instagram.